Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ autua barbearias e sanduicherias em Niterói nesta quarta-feira

30.05.2018 - 17:34
site_1527712341.03.jpg

O Procon-RJ realizou nesta quarta-feira (30/05) uma nova ação da Operação Shrek, que tem como foco a vistoria de sanduicherias e barbearias conceito - aquelas que, além de prestarem serviços comuns a barbearias, oferecem petiscos e cervejas aos clientes. Desta vez os fiscais estiveram em Niterói e seis estabelecimentos foram vistoriados. Destes, apenas um não foi autuado.

Duas filiais da Barbearia La Barbière, ambas em Icaraí, estavam entre as autuadas. Em uma – localizada na Rua Ministro Otávio Kelly, 337, Loja 2 – os fiscais descartaram oito garrafas de cerveja vencidas, de 600ml cada. Na outra filial – que fica na Rua Cel. Moreira César, 50 – não havia o certificado do Corpo de Bombeiros e o cartaz do Disque 180 – de combate à violência contra a mulher. As duas também não apresentaram o certificado de dedetização.

No Subway Rua Santa Rosa, 38, Santa Rosa) os fiscais descartaram produtos vencidos, entre 9 litros e 800ml de xarope de refrigerante e 1kg de presunto. O estabelecimento não tinha do Livro de Reclamações. Já no NitBurger (Rua Miguel de Férias, 201, Icaraí) os fiscais descartaram 2kg e 180g de produtos sem o prazo de validade, entre carne de hambúrguer, molho tasty e maionese. Havia pontos de ferrugem na parte interna da geladeira a cozinha. Não foi apresentado a fiscalização os certificados de dedetização e de potabilidade da água, além do cartaz do Disque 180. Os dois locais não tinham o cartaz que informa sobre o fornecimento de água potável gratuita para clientes.

O Burguer King da Rua Gavião Peixoto, 35, Icaraí, não apresentou irregularidades.

La Fiorentina soluciona as irregularidades

Uma equipe de fiscais retornou a três estabelecimentos vistoriados anteriormente para verificar se as irregularidades neles encontrados já haviam sido sanadas. Todos resolveram os problemas – o La Fiorentina (Av. Atlântica, 458 – Leme), que tinha diversos problemas estruturais; a Panificação Lagoa (Rua Jardim Botânico, 153), cuja cozinha estava em más condições de higiene; e uma filial dos Supermercados Extra (Largo do Machado, 19 – Catete), que tinha peixes expostos na área de vendas sem barreira de proteção, possibilitando a manipulação deles pelos clientes.

Balanço da Operação Shrek

1 – Barbearia La Barbière (Rua Ministro Otávio Kelly, 337, Loja 2, Icaraí) - Ausência de certificado de dedetização. Fiscais encontraram no total, oito garrafas de cerveja vencidas, de 600ml cada.

2 – NitBurger (Rua Miguel de Férias, 201, Icaraí) - 2kg e 180g de produtos sem o prazo de validade, entre carne de hambúrguer, molho tasty e maionese. Fiscais encontraram pontos de ferrugem na parte interna da geladeira a cozinha. Ausência dos certificados de dedetização e de potabilidade da água. Ausência dos cartazes do Disque 180 e do que informa sobre o fornecimento de água potável gratuita para clientes.

3 – Subway (Rua Santa Rosa, 38, Santa Rosa): Fiscais descartaram produtos vencidos, entre 9 litros e 800ml de xarope de refrigerante e 1kg de presunto. Ausência do Livro de Reclamações e do cartaz que informa sobre o fornecimento de água potável gratuita para clientes.

4 – Restaurante All Games (Rua Cel. Moreira César, 50, Icaraí): Ausência dos cartazes do Disque 151 e Disque 180. Ausência dos cartazes informando sobre o Livro de Reclamações e sobre o fornecimento de água potável gratuita para clientes.

5 – Barbearia La Barbière (Rua Cel. Moreira César, 251, Icaraí): Ausência dos certificados do Corpo de Bombeiros e de dedetização. Ausência do cartaz do Disque 180
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil