Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua dez supermercados nas zonas Norte e Oeste nesta sexta-feira

08.06.2018 - 17:57
site_1528491251.88.jpg

O Procon Estadual esteve, nesta sexta-feira (08/06), em 12 supermercados das zonas Norte e Oeste do Rio, dos quais dez foram autuados. Foi uma nova etapa da Operação Secos e Molhados. Entre os 90kg e 479g de produtos que estavam impróprios para o consumo e tiveram que ser descartados, havia até alimentos com mofo. Estes estavam no Supermarket da Estrada do Quitungo, 1.520, Brás de Pina: 18kg e 700g de recheios de chocolate, morango e coco. Além de mofados, a validade dos produtos estava vencida.

Na filial do Guanabara da Avenida Santa Cruz, 419, Realengo, havia 34kg de produtos sem especificação da validade, como presunto, queijos e lombo canadense. O mercado também apresentava problemas estruturais, comoferrugem no rodapé da câmara de produtos de hortifrúti, rodapé e prateleiras enferrujadas na câmara de salgados e laticínios, além de prateleiras enferrujadas e ralo sem tela de proteção na câmara congelada de açougue. Dois mercados não tinham caixa adaptado para o atendimento de cadeirantes com largura mínima de 90cm estabelecida por lei: o Extra da Rua Leopoldina Rego, 666, Olaria e o Supermarket da Estrada do Quitungo, 1.520, Brás de Pina.

Em todos os 12 mercados vistoriados nesta sexta-feira, os fiscais verificaram se os lotes J82 e P91 do leite integral Godam -, que foram reprovados em testes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - estavam sendo vendidos ou estocados. Em apenas um estabelecimento, oSupermarket da Rua Paranapanema, 1.100, loja A, Olaria, havia leite da Godam, mas do lote J92, que não passou pelos testes. O resultado ruim das avaliações feitas no leite levou ao fechamento, na última quarta-feira (06/06), de uma fábrica da Godam em Sapucaia, Região Serrana do Rio.

O Procon Estadual não encontrou irregularidades no Guanabara da Rua Rio da Prata, 1.370-A, Bangu, e no Mundial da Rua Uranos, 945, Ramos.

 

Balanço da Operação Secos e Molhados:

1 - Extra (Rua Leopoldina Rego, 666, Olaria): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Piso quebrado na entrada da câmara de congelados de carne. O estabelecimento tem apenas uma balança de precisão para uso por parte do consumidor, quando deveria haver duas. Caixa preferencial para cadeirantes com largura inferior aos 90cm previstos por lei. Não vende nem estoca leite Godam.

2 - Extra (Avenida Vicente de Carvalho, 909, loja 102, Vicente de Carvalho): 6kg e 700g de camarão exposto à venda na peixaria sem barreira de proteção, permitindo o contato direto por parte do consumidor. Produtos vencidos: 1kg de salsicha de frango e 3kg e 800g de mortadela defumada. Piso rugoso nas câmaras de frios e fatiados e de rotisserie. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a realização dos reparos. No setor de eletro, cartazes promocionais informaram o valor da parcela a prazo em tamanho maior do que o preço à vista. Ausência dos certificados de dedetização e de potabilidade da água. Não vende nem estoca leite Godam.

3 - Guanabara (Estrada da Água Branca, 2.380, Realengo): Produtos sem especificação da validade encontrados na área de padaria: 8kg de doce de leite, 1kg de pão de ló e 780g de gema de ovo pasteurizada. 720g de hambúrguer sabor picanha vencido encontrado na câmara congelada de laticínios. Prateleiras enferrujadas nas câmaras resfriada e de salgados. Estrado de madeira na câmara congelada de laticínios. Não vende nem estoca leite Godam.

4 - Guanabara (Avenida Ministro Ari Franco, 80, Bangu): Prateleiras enferrujadas na câmara congelada do açougue. Na câmara congelada de laticínios, buraco próximo ao portal e ferrugem no rodapé. Ferrugem nas prateleiras e no rodapé da câmara resfriada de carnes. Ferrugem no rodapé da câmara resfriada de laticínios. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a realização dos reparos. 1kg e 184g de fígado bovino vencido. 10kg e 695g de fígado bovino sem especificação quanto às datas de manipulação e validade. Não vende nem estoca leite Godam.

5 - Guanabara (Avenida Brás de Pina, 201, Penha): Prateleiras enferrujadas na câmara resfriada de açougue.Prateleiras enferrujadas e pallets de madeira na câmara resfriada de açougue. Pallets de madeira na câmarade congelados embutidos.Prateleiras enferrujadas na câmara de resfriados salgados. Ralo sem tampa e sem tela de proteção na padaria. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a realização dos reparos. Não vende nem estoca leite Godam.

6 - Guanabara (Avenida Santa Cruz, 419, Realengo): Produtos sem especificação da validade encontrados na área de corte de frios: 27kg e 600g de presunto, 5kg de queijos e 1kg e 400g de lombo canadense. Ferrugem no rodapé da câmara de frutas, legumes e verduras. Rodapé e prateleiras enferrujadas na câmara de salgados e laticínios. Pallets de madeira e pontos de ferrugem nas prateleiras na câmara de sorvetes. Prateleiras enferrujadas e ralo sem tela de proteção na câmara congelada de açougue. Não vende nem estoca leite Godam.

7 - Mundial (Avenida Vicente de Carvalho, 235, Vicente de Carvalho): Piso rugoso nas câmaras de congelados e resfriada de laticínios. O anteparo do setor de peixaria é baixo e não protege a mercadoria, permitindo o contato direto por parte do consumidor. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a realização dos reparos. Não vende nem estoca leite Godam.

8 - Prezunic (Rua Uranos, 1.293, Olaria): Piso rugoso na câmara de congelados de carne. Piso quebrado na entrada da câmara de salgados. Piso com buracos na câmara de laticínios. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos. Não vende nem estoca leite Godam.

9 - Supermarket (Rua Paranapanema, 1.100, loja A, Olaria): Ausência de uma balança de precisão para uso do consumidor. Ausência do certificado do Corpo de bombeiros e do alvará de funcionamento. Foi encontrado no mercado o lote J92 do leite integral Godam, que não está entre os reprovados em testes.

10 - Supermarket (Estrada do Quitungo, 1.520, Brás de Pina): Produtos armazenados na câmara de laticínios, com mofo e a data de validade vencida: 18kg e 700g de recheios de chocolate, morango e coco. 3kg e 900g de cobertura de caramelo vencida. Ralo quebrado e sem proteção de tela na câmara de laticínios. Piso rugoso e pallets de madeira na câmara de congelados. Piso quebrado e com buracos e ferrugem nos trilhos e tendais das câmaras resfriadas de carnes. Ausência de caixa adaptado para atendimento de cadeirantes. Ausência de duas balanças de precisão para uso dos consumidores. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a realização dos reparos. Ausência do certificado de potabilidade da água.Não vende nem estoca leite Godam.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil