Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua quatro mercados na Zona Sul do Rio

14.06.2018 - 16:02
20180614_110352edt2_1529002925.43.jpg

O Procon Estadual realizou uma nova etapa da Operação Secos e Molhados nesta quinta-feira (14/06). Os fiscais vistoriaram quatro mercados na Zona Sul do Rio e todos foram autuados - três deles, localizados na Rua Marechal Cantuária, na Urca, e um na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Os fiscais descartaram 7kg e 100g de frios na filial dos supermercados Zona Sul, localizada na Rua Marechal Cantuária, 178, Urca. Entre os alimentos vencidos havia queijo emental, pastrami, salame siciliano, lombo suíno e queijo holandês. Outros 700g de salame italiano estavam sem especificação quanto à data de validade. Não eram disponibilizadas aos consumidores balanças de precisão para conferência do peso. O Empório Urca (Rua Marechal Cantuária, 130 – Urca) também não disponibilizava balanças e, além disso, não apresentou o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros e o cartaz do Livro de Reclamações.

Em Copacabana, o Intercontinental localizado na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 115, não possuía caixa especial para atendimento do deficiente físico, nem as duas balanças de precisão obrigatórias para conferência de peso pelo consumidor. Os fiscais constataram pontos de ferrugem na porta da câmara frigorífica e deram o prazo de 15 dias para reparo.

Balanço da Operação Secos e Molhados

1 - Empório Urca (Rua Marechal Cantuária, 130 – Urca): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de Cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de potabilidade da água.

2 - Intercontinental (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 115 – Copacabana): Ausência de caixa especial para atendimento do deficiente físico. Ausência de duas balanças de precisão para conferencia de peso pelo consumidor. Problemas estruturais: pontos de ferrugem na porta da câmara frigorífica. Prazo de 15 dias para reparo.

3 - UrcaSul Jaguar (Rua Marechal Cantuária, 82 – Urca): Problemas estruturais: tendais e trilhos da câmara frigorífica com ferrugens. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.

4 - Zona Sul (Rua Marechal Cantuária, 178 – Urca): Vencidos: 2kg e 500g de queijo emental, 1kg e 400g de pastrami, 570g de salame siciliano, 1kg e 490g de lombo suíno, 440g de queijo holandês. Sem especificação quanto à data de validade: 700g de salame italiano. Ausência de duas balanças de precisão para conferencia do peso pelo consumidor.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil