Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE GOVERNO
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 33 pet shops na Zona Sul do Rio

20.06.2018 - 10:10
IMG_20180619_101710edt_1529500227.68.jpg

Nestas segundas e terça-feiras (18 e 19), o Procon Estadual realizou novas etapas da operação Scooby-Doo e vistoriou 33 pet shops, em Copacabana, Ipanema, Laranjeiras e Botafogo, na Zona Sul do Rio. Todas foram autuadas. Os fiscais descartaram 9kg e 370g de alimentos e medicamentos que estavam vencidos.

Na segunda-feira, os fiscais constataram que havia 2kg e 400g de ração para gato e medicamentos vencidos na City Dog (Rua Da Matriz, 103 - Botafogo). A pet shop não apresentou os certificados de aprovação do Corpo de Bombeiros e de dedetização e não havia no local o Livro de Reclamações nem os cartazes que informam a proibição de maus tratos aos animais. Os fiscais também observaram a ausência de preço em alguns produtos.Na Pet Market (Rua das Laranjeiras, 280 – Laranjeiras), 990g de alimento enlatado sabor frango estavam vencidos e na Maxi Pet (Rua Voluntários da Pátria, 326 – Botafogo),180g de ração para peixe, todos foram descartados.

Na terça-feira, foram encontrados na pet shop Blue Dog (Avenida Prado Júnior, 150) 2kg de ração para gatos e 800g de ração para cães vencidas. O estabelecimento não tinha os certificados de aprovação do Corpo de Bombeiros e de dedetização, nem o Livro de Reclamações. Não eram exibidos os cartazes que informam a proibição de maus tratos aos animais e o telefone e endereço do Procon, bem como as informações sobre o médico veterinário responsável. Os fiscais também descartaram 3kg de ração vencida na Caninus e Felinus (Praça Cardeal Arco Verde, 25), sendo 2kg de ração para gatos e 1kg de ração para cães. Não havia no local certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros nem cartaz que informa a proibição de maus tratos aos animais.

Outras irregularidades muito encontradas nessas ações foram a ausência do certificado dos profissionais que trabalham com banho e tosa - em sete lojas - e a ausência do certificado do Corpo de Bombeiros (29 lojas apresentaram essa irregularidade).

Balanço da Operação Scooby-Doo de segunda-feira:

1 - Welcome Pet (Rua Miguel Lemos, 67 – Copacabana): Remédio antipulgas vencido. Ausência de preço em produtos. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.

2 - Animal.com (Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 400 – Copacabana): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência do certificado dos funcionários que trabalham com banho e tosa.

3 - Bicho Bacana (Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1.226 – Copacabana): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência do certificado dos funcionários que trabalham com banho e tosa.

4 - Big Dog (Rua Voluntários da Pátria, 446 – Botafogo): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência do certificado de dedetização.

5 - City Dog (Rua Da Matriz, 103 - Botafogo): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de preço em alguns produtos. Vencidos: 2kg e 400g de ração para gato e medicamentos. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais.

6 - Copacabana Pet (Rua Ronald de Carvalho, 253 – Copacabana): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de preço em produtos. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais.

7 - Maxi Pet (Rua Voluntários da Pátria, 326 – Botafogo): Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência de preço em produtos. Vencidos: 180g de ração para peixe. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

8 - Mee e Au (Rua do Russel, 344 – Glória): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência de informações sobre o médico veterinário responsável.

9 - OK Pet (Largo do Machado, 29 – Catete): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência do certificado de dedetização.

10 - OK Pet (Rua das Laranjeiras, 478 – Laranjeiras): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de informações sobre o médico veterinário responsável. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon.

11 – Patas e Penas (Rua Santa Clara, 110 – Copacabana): Ausência do certificado dos funcionários que trabalham com banho e tosa.

12 - Patas e Penas (Rua Voluntários da Pátria, 374 – Botafogo): Ausência de preço em produtos. Ausência do certificado de dedetização.

13 – Pet Animania (Rua São Clemente, 355 – Botafogo): Ausência de preço em produtos. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon.

14 – Pet Bonny (Rua Benjamin Constant, 61 – Glória): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência do Livro de Reclamações.

15 – Pet Food (Rua das Laranjeiras, 43 – Laranjeiras): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de informações sobre o médico veterinário responsável. Ausência do Livro de Reclamações.

16 - Pet Food(Rua São Clemente, 172 – Botafogo): Ausência de preço em produtos. Certificado de dedetização vencido. Suplemento alimentar vencido. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

17 – Pet Land (Rua Real Grandeza, 238 – Botafogo): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais.

18 – Pet Market (Rua das Laranjeiras, 280 – Laranjeiras): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Vencidos: 990g de alimento enlatado sabor frango.

19 – Pet Studio (Rua das Laranjeiras, 154 – Laranjeiras): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de informações sobre o médico veterinário responsável. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais.

20 – Universo dos Animais (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 5 – Leme): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado dos funcionários que trabalham com banho e tosa.

Balanço da OperaçãoScooby-Doo de terça-feira:

1 – Bicho Carioca (Rua Barão de Ipanema, 99-A – Ipanema):Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em produtos.

2 – Brazilian Pet (Rua Barata Ribeiro, 407 – Copacabana): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização.

3 – Doutor Pet (Rua Almirante Gonçalves, 4 – Copacabana): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado dos funcionários que trabalham com banho e tosa. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização.

4 - Filó Fido Pet Boutique (Rua Raul Pompeia, 168 – Copacabana): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência de preço em produtos.Ausência do certificado de dedetização.

5 – Mr. Dog (Rua Barata Ribeiro, 560 – Copacabana): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência de preço em produtos.

6 – Sonhos dos Bichos (Rua Francisco Sá, 51 – Copacabana): Produtos vencidos: dois sabonetes antipulgas. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de preço em produtos.Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado dos funcionários que trabalham com banho e tosa.

7 – Trick Nick (Rua Barata Ribeiro, 639 – Copacabana): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência de preço em produtos.

8 – Vila Animal (Rua Bolívar, 86 – Copacabana): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

9 – Blue Dog (Avenida Prado Júnior, 150 – Copacabana):Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado de dedetização.Produtos Vencidos: 2kg de ração para gatos, 800g de ração para cães. Ausência de informações sobre o médico veterinário responsável.

10 – Sweet Pet (Rua Domingos Ferreira, 122 – Copacabana): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

11 – Bicho Bacana (Rua Paula Freitas, 61 – Copacabana): Ausência de preços em produtos. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado dos funcionários que trabalham com banho e tosa.Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

12 – First World Pet Shop (Rua Figueiredo de Magalhães, 741 – Copacabana): Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. O estabelecimento faz transporte de animais em bicicletas. Ausência do certificado de dedetização.

13 – Caninus e Felinus (Praça Cardeal Arcoverde, 25 – Copacabana): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartazque informa a proibição de maus tratos aos animais. Vencidos: 2kg de ração para gatos e 1kg de ração de cães.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil