Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 20 pet shops das Zonas Norte e Oeste do Rio

25.06.2018 - 16:53
IMG_20180625_101615edt2_1529956407.15.jpg

O Procon Estadual realizou nova ação da Operação Scooby-Doo nesta segunda-feira(25/06). Os fiscais vistoriaram 20 pet shops em nove bairros: Andaraí e Tijuca, na Zona Norte; e Anil, Freguesia, Pechincha, Bangu, Padre Miguel, Realengo e Senador Camará, na Zona Oeste. Todas foram autuadas e foram descartados 6kg e 400g de produtos impróprios ao consumo.

Na Pet Shop Ar Mar (Rua Soares da Costa, 53 – Tijuca) havia 5kg de alimento para canário vencido. Não eram exibidos os cartazes com o telefone e endereço do Procon, do Livro de Reclamações e o cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. O local não apresentou o certificado de dedetização.

A Pet Shop da Nanna (Estrada do Realengo, 506 – Realengo) não apresentou o alvará de funcionamento, nem os certificados do Corpo de Bombeiros e de dedetização. Estavam vencidos 500g de biscoito canino e 900g de alimento para pássaro. Também não eram exibidos os cartazes com o telefone e endereço do Procon, o cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais e estava ausente o Livro de Reclamações.

Das 20 pet shops autuadas, 19 delas não possuíam o certificado de dedetização e 17 não apresentaram o Certificado do Corpo de Bombeiros. Outra irregularidade frequente foi a ausência do certificado de qualificação do profissional de banho e tosa. Seis pet shops não apresentaram o documento.

Balanço da Operação Scooby-Doo:

1 – Primula´s (Rua Limites, 986 – Realengo): Ausência do certificado de dedetização. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Alvará de funcionamento. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência do certificado de qualificação do profissional de banho e tosa. Ausência do certificado de responsabilidade técnica.

2 – American Pet (Estrada do Pau Ferro, 3.665 – Freguesia): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em produtos. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de qualificação do profissional de banho e tosa. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais.

3 – Amigos de Patas (Av. Pirpirituba, 608 – Realengo): Ausência do Alvará de funcionamento. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência de preços em produtos. Ausência do certificado de dedetização.

4 – Amigos do Castor (Rua Piraquara, 117 – Realengo): Ausência do certificado de dedetização. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência do certificado de qualificação do profissional de banho e tosa.

5 – Animalleria (Rua Uruguai, 129 – Andaraí): Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização.

6 – Any World Dog (Av.Heitor Beltrão, 152 – Tijuca): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização.

7 – Ar Mar (Rua Soares da Costa, 53 – Tijuca): Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Vencidos: 5kg de alimento para canário. Ausência do certificado de dedetização.

8 – Baby Dog (Rua General Roca, 95 – Tijuca): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência de preços em produtos. Ausência de câmeras na área de banho e tosa.

9 – Butikão (Av. Geremário Dantas, 1.227 – Freguesia): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Medicamentos vencidos. Ausência de preços em produtos. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado do responsável técnico. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência de câmeras na área de banho e tosa.

10 – Casa do Criador (Praça Professora Camisão, 46 – Freguesia): Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado de qualificação do profissional de banho e tosa. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros.

11 – Forcejar (Rua Henri Ford, 205 – Tijuca): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em produtos. Vencidos: 300g de patê de frango.

12 – Família Pet (Estrada do Pau Ferro, 41 – Pechincha): Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros.

13 – Hiper Pet (Estrada dos Três Rios, 243 – Freguesia): Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de qualificação do profissional de banho e tosa. Ausência de preços em produtos.

14 – Hiper Pet Express (Estrada de Jacarepaguá, 6.331 – Anil): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização.

15 - Hiper Pet Express (Estrada de Jacarepaguá, 7.753 – Freguesia): Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em produtos. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do certificado do responsável técnico.

16 – Lider Pet (Rua Falcão Padilha, 80 – Bangu): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais.

17 – Pet Lucky (Rua Visconde de Figueiredo, 4 – Tijuca): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de preços em produtos. Ausência de câmeras na área de banho e tosa.

18 – Pet Shop Faim (Rua Coronel Tamarindo, 1.547 – Senador Camará): Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização.

19 – Pet Shop da Nanna (Estrada do Realengo, 506 – Realengo): Vencidos: 500g de biscoito canino, 900g de alimento para pássaro. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Alvará de funcionamento.

20 – Planeta Pet (Estrada do Realengo, 1.045 – Padre Miguel): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em produtos. Ausência do certificado de qualificação do profissional de banho e tosa.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil