Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 14 pet shops das Zonas Norte e Oeste do Rio

27.06.2018 - 10:03
astrocao_1530104632.02.JPG

O Procon Estadual realizou nova ação da Operação Scooby-Doo nesta terça-feira (26/06). Os fiscais vistoriaram 14 pet shops nos bairros da Tijuca e Rio Comprido, na Zona Norte e Campo Grande, na Zona Oeste. Todas foram autuadas e foram descartados 4kg de ração, medicamentos e itens de higiene impróprios ao consumo.

Em Campo Grande, os fiscais descartaram na Agrofenix (Estrada da Cachamorra, 261) cinco shampoos, 33 sabonetes, dois suplementos alimentares e comprimidos contra pulgas e carrapatos. Não havia Livro de Reclamações no local. Já na Astrocão (Rua Aricuri, 1.526), 3kg de ração estavam vencidos. Ambas não apresentaram os certificados do Corpo de Bombeiros e de dedetização nem os cartazes informativos do telefone e endereço do Procon e dos os telefones dos órgãos de proteção dos animais.

Na Tijuca, a Pet Etc (Rua Doutor Satamini, 151) armazenava 1kg de ração vencido. Estavam ausentes os Certificados do Corpo de Bombeiros e de dedetização, além do certificado de qualificação do profissional de banho e tosa. Os fiscais também constataram que o estabelecimento transporta animais em bicicleta, contrariando a legislação. Também não era exibido o cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais.

Desde o dia 18 desse mês, houve seis ações da Operação Scooby-Doo, em que foram vistoriados 101 estabelecimentos e apenas uma pet shop não apresentou irregularidades. A fiscalização descartou 33kg e 420g de produtos impróprios ao consumo, além de medicamentos vencidos.

Balanço da Operação Scooby-Doo:

1 – Agrofenix (Estrada da Cachamorra, 261 – Campo Grande): Vencidos: cinco shampoos, 33 sabonetes, dois suplementos alimentares, comprimidos contra pulgas e carrapatos. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência do certificado de dedetização.

2 – Astrocão (Rua Aricuri, 1.526 – Campo Grande): Vencidos: 3kg de ração. Ausência do Cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização.

3 – Pet Shop Be Lay Cia (Rua Afonso Pena, 128 – Tijuca): Ausência do certificado de qualificação do profissional de banho e tosa. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Transporta animais em bicicleta, contrariando a legislação. Ausência de preços em alguns produtos.

4 – Bichos e Mimos (Rua Campos Sales, 137 – Tijuca): Ausência do Cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em alguns produtos. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência do certificado de qualificação do profissional de banho e tosa. Transporta animais em bicicleta, contrariando a legislação.

5 – Irmãos Roque Rações (Rua Haddock Lobo, 395 – Tijuca): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais.

6 – No ar (Rua Haddock Lobo, 454 – Tijuca): Vencidos: três frascos de biofloral. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência do Cartaz informativo do telefone e endereço do Procon.

7 – Oficina dos Bichos (Estrada da Cachamorra, 135 – Campo Grande): Ausência de preços nos produtos expostos à venda.

8 – Pet Etc (Rua Doutor Satamini, 151 – Tijuca): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Vencidos: 1kg de ração. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do certificado de qualificação do profissional de banho e tosa. Transporta animais em bicicleta, contrariando a legislação. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais.

9 – Pet Express (Estrada do Cabuçu, 1.120 – Campo Grande): Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência do Cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência do certificado de dedetização.

10 – Ração Dois Irmãos (Estrado Rio-São Paulo, 3.235 – Campo Grande): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência do Cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado de dedetização.

11 – Ruralvet (Estrada do Mendanha, 236 – Campo Grande): Ausência do Cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Ausência do certificado de dedetização.

12 – Super Amigos (Rua Haddock Lobo, 286 – Tijuca): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do Cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais. Transporta animais em bicicleta, contrariando a legislação.

13 – Vale dos Animais (Rua do Matoso, 171 – Rio Comprido): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência do Cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz informando os telefones dos órgãos de proteção dos animais.

14 – West Zoo (Estrada Guandu do Sapê, 1.195 – Campo Grande): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de preços em alguns produtos.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil