Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 15 estabelecimentos que não corrigiram irregularidades

29.06.2018 - 17:11
20180629_103616(0)2_1530303063.55.jpg

O Procon Estadual retornou, nesta sexta-feira (29/06), a 21 estabelecimentos vistoriados em operações anteriores. Os fiscais haviam notificado esses locais e determinado que corrigissem irregularidades constatadas. Quinze deles ainda permaneciam com as infrações identificadas antes e foram autuadas. As equipes estiveram em Niterói e nas zonas Norte e Oeste do Rio.

A maioria dos estabelecimentos permanecia com problemas estruturais. Em Niterói, o Rede Economia (Av. Everton Xavier, 2.338 – Itaipu) ainda não havia trocado os pallets de madeira na câmara de congelados, permanecia o bolor na porta, os tendais da câmara do açougue ainda estavam enferrujados e a porta da câmara de laticínios ainda estava solta. Já a área de desossa ainda se encontrava com o piso quebrado, ralo não sifonado e sem proteção, teto com bolor e descascado.

A Lanchonete Ling Ling (Estrada do Portela, 11 – Madureira) permanecia utilizando botijão de gás mesmo com proibição expressa pelo Corpo de Bombeiros. Os fiscais interditaram a saída de gás do fogão. Não eram exibidos os cartazes do endereço e telefone do Procon, do Disque 180 (combate à violência contra a mulher), do fornecimento de água potável e gratuita, do Livro de Reclamações e ainda não havia certificado de potabilidade da água.

A churrascaria Laço de Ouro (Estrada Miguel Salazar Mendes de Morais, 154 – Taquara) não trocou seus portais de madeira e as prateleiras permaneciam enferrujadas, assim como as rachaduras nos azulejos da cozinha e a falta de tela de proteção na cozinha. O local ainda não conta com certificado de potabilidade da água.

Os seguintes estabelecimentos corrigiram as irregularidades encontradas anteriormente: Carrefour (Av. Dom Helder Câmara, 5.474 – Del Castilho), Guanabara (Rua Maxwell, 520 – Vila Isabel), Sucos e Lanches Pilares (Av. João Ribeiro, 68 – Pilares), Princesa (Rua Coronel Moreira Cesar, 323 – Niterói), Supermercado Real (Rua Francisco da Cruz Nunes, 6.106 – Niterói) e Supermarket (Estrada Miguel Salazar Mendes de Morais, 11 – Taquara).

Balanço da Fiscalização:

1 – Lampião Churrascaria (Estrada dos Bandeirantes, 867 – Taquara): Prateleiras com pontos de ferrugem. Piso da câmara de descongelamento com fissuras e ralo da cozinha sem tela de proteção.

2 – Guanabara (Estrada do Cafundá, 1.560 – Tanque): Prateleiras com pontos de ferrugem e piso com fissuras na câmara de resfriados e do açougue e portal, rodapé e piso com ferrugem na câmara de congelados.

3 – Laço de Ouro (Estrada Miguel Salazar Mendes de Morais, 154 – Taquara): Portais de madeira e pontos de ferrugem nas prateleiras, rachaduras nos azulejos da cozinha, ausência de tela de proteção na cozinha. Ausência do certificado de potabilidade da água.

4 – Extra (Estrada dos Bandeirantes, 175 – Taquara): Câmara de congelados com buracos no piso e rachaduras. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de balanças de precisão para o consumidor consultar o peso.

5 – Rede Economia (Av. Everton Xavier, 2.338 – Itaipu): Câmara de congelados com pallets de madeira e bolor na porta. Câmara do açougue com tendais enferrujados. Câmara de laticínios com a porta solta. Área de desossa com o piso quebrado e ralo não sifonado e sem proteção, teto com bolar e descascado.

6 – Diamante (Av. Rui Barbosa, 325 – São Francisco): Portal da câmara de laticínios com ferrugem, área de manipulação da padaria sem tela de proteção para área da escada, ralo da padaria não sifonado, piso quebrado na área do estoque.

7 – Padaria e Confeitaria Praça Sete (Praça Barão de Drummond, 31 – Vila Isabel): Piso da cozinha com rachaduras e pontos de ferrugem na geladeira da área de preparo.

8 – Ramo do Alecrim (Rua Capitão Jesus, 100 – Cachambi): Estabelecimento em obra mas ainda sem cartazes obrigatórios e certificado do Corpo de Bombeiros.

9 – Boutique do Pão (Rua da Conceição, 16 – Centro): prateleiras com ferrugem, piso com acúmulo de água e ralo quebrado na área de preparo da padaria. Alimentos armazenados diretamente no chão.

10 – Princesa (Estrada do Pau Ferro, 318 – Jacarepaguá): Piso rachado e pontos de ferrugem nas prateleiras do açougue.

11 – Nossa Rede (Rua São Francisco Xavier, 342 – Maracanã): Pontos de ferrugem e borracha da porta da câmara de carnes danificada, lixeira com pedal quebrado na área de preparo.

12 – Multimarket (Rua Desembargador Lima Castro, 12 – Niterói): Área de manipulação do açougue com pisos quebrados, câmara de laticínios com piso rugoso, câmara de congelados do açougue com piso quebrado na entrada da mesma.

13 – Campeão (Av. Edgar Romero, 233 – Madureira): Câmaras de verduras com pontos de ferrugem e chão rugoso e porta das câmaras de carnes e congelados com ferrugem.

14 – Lanchonete Ling Ling (Estrada do Portela, 11 – Madureira): Permanece utilizando botijão de gás com proibição expressa pelo Corpo de Bombeiros. Interdição da saída de gás. Ausência dos cartazes do endereço e telefone do Procon, do Disque 180 – combate à violência contra a mulher, do fornecimento de água potável e gratuita, do Livro de Reclamações e ausência do certificado de potabilidade da água.

15 – Super Rede (Rua Padre Manso, 188 – Madureira): Ausência de balanças de precisão para o consumidor consultar o peso. Tendais da câmara de carnes enferrujados.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil