Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Bomba Limpa autua três postos de combustíveis na região da Tijuca

12.07.2018 - 10:45
site_1531402919.67.jpg

Em uma ação da Operação Bomba Limpa - realizada em conjunto pelo Procon Estadual, pela Secretaria de Estado de Fazenda e pela Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo -, três postos de combustíveis foram vistoriados e autuados na Zona Norte do Rio, nesta quarta-feira (11/07): um na Tijuca, outro no Maracanã e um terceiro em Vila Isabel. O tanque de gasolina aditivada foi interditado em um deles, o bico de uma bomba de combustível foi lacrado em outro e o terceiro vendia óleo lubrificante de motor cuja comercialização está proibida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) desde o ano passado.

No Posto Bacellar (Rua Teodoro da Silva, 422, Vila Isabel), os fiscais interditaram o tanque de gasolina aditivada ao constatar, por meio do exame de aferição de qualidade, que o combustível em seu interior tinha mais etanol do que o permitido. O estabelecimento não apresentou o alvará de funcionamento, a autorização de revenda da ANP e o cartaz do Disque 151 do Procon Estadual, de denúncias e esclarecimento de dúvidas do consumidor.

No Auto Posto Mikonos (Rua São Francisco Xavier, 446 - Tijuca) o teste da bomba baixa em uma das bombas de combustível identificou uma diferença de 100ml abaixo do volume marcado. O bico da bomba foi interditado até a regulagem ser feita e constatada pelos fiscais do Procon Estadual. Já no Posto Maracanã os fiscais encontram a venda 44 litros de óleo lubrificante de motor API SJ, cuja venda é proibida no país desde 20 de junho de 2017. A data limite para retirada do produto de circulação foi estabelecida pela Resolução n° 22/2014 da ANP.

 

Balanço da Operação Bomba Limpa:

1 - Posto Bacellar (Rua Teodoro da Silva, 422, Vila Isabel): Ausências do alvará de funcionamento, da autorização de revenda da ANP e do cartaz do 151. O exame de aferição da qualidade do combustível constatou que a gasolina aditivada tinha mais etanol do que o permitido. Com isso, foi interditado o tanque de gasolina aditivada.

2 - Posto Maracanã (Avenida Professor Manuel de Abreu, 816, Maracanã): Ausência da tabela de preços dos cigarros. Foram encontrados e descartados 44 litros de óleo API SJ, cuja venda é proibida pela ANP.

3 - Auto Posto Mikonos (Rua São Francisco Xavier, 446, Tijuca): A segunda verificação do teste da bomba baixa feito no bico 15 constatou uma diferença de 100ml abaixo do permitido. Por precaução, o bico foi interditado até que seja feita a regulagem.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil