Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autuou 22 estabelecimentos na Ilha, baixada e Zona Oeste

30.07.2018 - 15:53
20180730_122546edt_1532976831.41.jpg

O Procon Estadual realizou nesta segunda-feira (30/07) uma ação de fiscalização nas Zonas Norte e Oeste do Rio e na Baixada Fluminense. Dentre os 30 estabelecimentos vistoriados, 22 foram autuados e 15kg e oito litros de produtos impróprios ao consumo descartados.

A totalidade dos produtos impróprios descartados estavam no restaurante Beluga do Caxias Shopping, na Rodovia Washington Luís, em Duque de Caxias. Os fiscais descartaram oito litros de chope vencidos, que estavam conectados a um barril de 50 litros em uso, e 15kg de queijo parmesão sem especificação de data de validade. Na área interna havia lixeiras sem tampa e quebradas,além de ralos não sifonados e sem tela de proteção.

Na Ilha do Governador, bairro da Zona Norte do Rio, entre os locais autuados, foi constatado no salão Werner (Ilha Plaza Shopping) que as químicas utilizadas nas clientes não eram preparadas a sua vista, ferindo odireito do consumidor à informação. O local também não possuía Livro de Reclamações, cartaz com o endereço e telefone do Procon-RJ, nem certificado de potabilidade da água.

Em Realengo, Zona Oeste do Rio, uma filial do banco Santander (Av. Santa Cruz, 1320) realizava a autenticação do boleto de cobrança em outro documento e o atendimento comum não era realizado por senhas numéricas - apenas os atendimentos preferenciais e cliente VIPs do Santander Van Gogh eram feitos por meio de senhas. Além disso, não há caixa eletrônico adaptado para cadeirantes.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes locais: Loja de Materiais de Construção Chatuba (Av. Santa Cruz, 1031 – Realengo), Le Postiche (Rodovia Washington Luís, 2895 – Parque Duque), Jump´s (Av. Santa Cruz, 1364 – Realengo), Havaiana´s (Ilha Plaza Shopping) Cacau Show (Ilha Plaza Shopping), Ponto Frio (Caxias Shopping), Zinzane (Caxias Shopping).

Balanço da Fiscalização:

1 - 55RJ (Ilha Plaza Shopping): Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de preços de produtos expostos a venda. Ausência de cartaz com o endereço e telefone do Procon.

2 – A Casa dos Óculos (Av. Santa Cruz, 1370 – Realengo): Ausência do Livro de Reclamações e do cartaz. Ausência de preços de produtos expostos a venda.

3 – Werner (Ilha Plaza Shopping): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz com o endereço e telefone do Procon. Ausência do certificado de potabilidade da água. Produtos são manipulados sem a presença do consumidor, ferindo o direito à informação.

4 -Santander (Av. Santa Cruz, 1320 – Realengo): Autenticação do boleto de cobrança é realizada em documento diverso. Atendimento comum não é realizado por senhas numéricas. Ausência de caixa eletrônico adaptado para cadeirantes.

5 – Board Session (Ilha Plaza Shopping): Ausência de preços de produtos expostos a venda. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

6 – Beluga (Caxias Shopping): Vencidos: 8 litros de chope. Sem especificação de validade: 15kg de queijo parmesão. Lixeiras sem tampa e quebrada, ralos não sifonado e sem tela de proteção.

7 – Drogasmil(Caxias Shopping): Ausência de preços de produtos expostos a venda.

8 – Império Gaúcho (Av. Santa Cruz, 2106 – Realengo): Lixeiras sem tampa e pisos quebrado, estante de madeira na câmara fria, ralos quebrado e sem proteção, batente da porta rugoso.

9 – Pacheco (Estrada do Galeão, 2315 – Ilha do Governador): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Preços diferenciados para clientes “Viva Saúde” induzindo consumidores a erro. Ausência da revista de Preços dos Medicamentos Atualizadas. Ausência de preços em alguns produtos.

10 – Dona Farma (Rua do Imperador, 354 – Realengo): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços de produtos expostos à venda.

11 – Mc Donald´s (Rua Francisco Real, 40 – Padre Miguel): Piso da câmara congelada com ferrugem e quebrado.

12 – Ortobom(Caxias Shopping): Ausência de preços de produtos expostos a venda. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

13 – Citycol (Av. Santa Cruz, 1364 – Realengo): Ausência de cartaz com o endereço e telefone do Procon. Ausência de preços de produtos expostos a venda.

14 – Óticas Carol(Caxias Shopping): Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços de produtos expostos a venda.

15 – Di Santinni (Ilha Plaza Shopping): Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

16 – Quebra Vento (Av. Santa Cruz, 1347 – Realengo): Ausência de preços de produtos expostos a venda. Ausência do Livro de Reclamações.

17 – Newótica (Av. Santa Cruz, 1352 – Realengo): Ausência de cartaz com o endereço e telefone do Procon.

18 – Rei do Bacalhau (Praia da Bica, 263 – Jardim Guanabara): Batente da porta da câmara frigorífica de madeira. Teto da cozinha com infiltração. Ausência de tela de proteção na área que separa a cozinha da área externa.

19 – Rihappy (Ilha Plaza Shopping): Ausência da informação do preço à vista e ausência de preços em alguns.

20 – Factory Hair(Caxias Shopping): Ausência de certificado de dedetização. Ausência do certificado de potabilidade da água.

21 – Leader (Ilha Plaza Shopping): Ausência de cartaz com o endereço e telefone do Procon. Fonte do preço da parcela em tamanho maior que o preço à vista e ausência da informação da quantidade de parcelas.

22 – Rei do Mate(Caxias Shopping): Ausência de cartaz com o endereço e telefone do Procon. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil