Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 21 estabelecimentos na Tijuca, em Campo Grande e São Gonçalo

31.07.2018 - 15:29
CasaDVo42_1533061749.46.jpg

O Procon Estadual realizou nesta terça-feira (31/07) uma fiscalização em estabelecimentos de bairros da Zona Norte e Oeste do Rio e no município de São Gonçalo. Dos 29 locais vistoriados, 21 foram autuados e 172kg de alimentos impróprios ao consumo foram descartados pelos fiscais.

Somente no Extra da Av. São Gonçalo, 100, foram 167kg e 300g de alimentos descartados, entre carnes bovinas, linguiça e partes de porco.A maior parte deles estava mal armazenada e exposta à manipulação direta pelo consumidor. Além disso, havia 2kg e 200g de carne previamente moída no estabelecimento, o que é proibido por lei no estado do Rio. O local está sem anteparo no balcão dos peixes na área de vendas, que impeça o manuseio direto deles pelo consumidor, e opiso da câmara resfriada e de laticínios estava rugoso. O estabelecimentojá havia sido autuado anteriormente por estas duas irregularidadese não corrigiu o problema. Os fiscais identificaram um cartaz com preço de produtos na venda a prazo com fonte maior que o valor do preço à vista.

O restante dos produtos descartados na ação de hoje estava na Casa D´Vó (Rua Bom Pastor, 637 – Tijuca), onde havia 2kg e 220g de queijo muçarela, 1kg e 500gde caponatade berinjela,708g de queijo minas e322g de peito de peru defumado, todosvencidos. No local não havia certificado de potabilidade da água, não era informado o fornecimento de água filtrada gratuita aos consumidores e não havia preços em produtos expostos à venda.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Casa e Vídeo (Rua Dr. Nilo Peçanha, 50 – São Gonçalo); Nosso Churrasqueto (Rua Bom Pastor, 651 – Tijuca), Bob´s (Rua Viúva Dantas, 60 – Campo Grande), Óticas do Povo (Rua Dr. Nilo Peçanha, 34 – São Gonçalo), Perth (Rua Dr. Nilo Peçanha, 17 – São Gonçalo), Silhueta Infantil (Rua General Roca, 635 – Tijuca), Taco (Rua Viúva Dantas, 60 – Campo Grande) e Casa do Biscoito (Rua Dr. Nilo Peçanha, 40 – São Gonçalo).

Balanço da Fiscalização:

1 – Casa D´Vó (Rua Bom Pastor, 637 – Tijuca): Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência de preços em produtos expostos à venda. Vencidos: 322g de peito de peru defumado, 708g de queijo minas, 2kg e 220g de queijo muçarela, 1kg e 500gde caponatade berinjela. Ausência do cartaz sobre o fornecimento de água filtrada aos consumidores.

2 –Casa do Biscoito (Rua Viúva Dantas, 60 – Campo Grande): Ausência do cartaz com endereço e telefone do Procon. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

3 – May-Lu (Rua General Roca, 597 – Tijuca): Ausência de preços de produtos expostos à venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

4 – South (Rua Viúva Dantas, 60 – Campo Grande): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

5 – Golosita (Rua General Roca, 597 – Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz sobre o fornecimento de água filtrada aos consumidores.

6 – Viva Verde (Rua Dr. Nilo Peçanha, 11 – São Gonçalo): Ausência de certificado de dedetização.

7 – Make Bijuterias (Rua Viúva Dantas, 60 – Campo Grande): Ausência do cartaz com endereço e telefone do Procon. Ausência de preços de produtos expostos à venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

8 – Labá Materiais de Construção (Rua Bom Pastor, 616 – Tijuca): Ausência de preços de produtos expostos à venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

9 – Sol a Sol (Rua General Roca, 597 – Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz sobre o fornecimento de água filtrada aos consumidores.

10 – Mercearia e Açougue Pinheiral (Rua Bom Pastor, 637 – Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.

11 – New Ótica (Rua Viúva Dantas, 35 – Campo Grande): Ausência do cartaz com endereço e telefone do Procon. Ausência de preços de produtos expostos à venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

12 – Óticas do Povo (Rua General Roca, 661 – Tijuca): Ausência de preços de produtos expostos à venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

13 – Óticas do Povo (Rua Viúva Dantas, 35 – Campo Grande): Ausência de preços de produtos expostos à venda. Ausência do Livro de Reclamações.

14 – Raquel Calçados (Rua Dr. Nilo Peçanha, 25 – São Gonçalo): Ausência de preços de produtos expostos à venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

15 –Bagaggio (Rua Viúva Dantas, 35 – Campo Grande): Ausência de preços de produtos expostos à venda.

16 – Sonho dos Pés (Rua Viúva Dantas, 35 – Campo Grande): Ausência do cartaz com endereço e telefone do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

17 – Casas Bahia (Rua Dr. Nilo Peçanha, 43 – São Gonçalo): Cartaz com preço a prazo com fonte maior que o valor do preço à vista. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

18 – Ponto Frio (Praça Dr. Wiz Palmier, 80 – São Gonçalo): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços de produtos expostos à venda. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

19 – Drogarias Tamoio (Rua Dr. Nilo Peçanha, 14 – São Gonçalo): Ausência de preços de produtos expostos à venda.

20 – Extra (Av. São Gonçalo, 100 - São Gonçalo): Ausência de anteparo no balcão dos peixes, na área de vendas, que impeça o manuseio direto pelo consumidor. Havia 2kg e 200g de carne previamente moída. Produtos mal armazenados, expostos à manipulação direta pelo consumidor: 50kg de costela, 19kg e 800g de linguiça fina, 14kg e 400g de linguiça calabresa, 9kg e 400g de bacon, 20kg e 200g de rabo suíno, 11 kg de pé suíno, 21kg e 900g de carne seca e 20kg e 600g de orelha de porco. Câmara resfriada e de laticínios com chão rugoso. Cartaz com preço de produtos a prazo com fonte maior que o valor do preço à vista.

21 – Lopp (Praça Saens Pena, 67 – Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços de produtos expostos à venda. Ausência do cartaz com endereço e telefone do Procon
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil