Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autuou 16 estabelecimentos nesta terça-feira

07.08.2018 - 17:30
supermais_1533673763.23.JPG

O Procon Estadual realizou uma fiscalização nesta segunda-feira (06/08) nos bairros de Guaratiba e Campo Grande, na Zona Oeste, e do Méier, na Zona Norte do Rio. No total, 20 estabelecimentos foram vistoriados e quatro não apresentaram problemas. Foram descartados 4kg e 600g de alimentos.A filial do Bob´s da Rua Dias da Cruz, 413, no Méier, armazenava 3kg e 100g de queijo vencidos e 1kg e 500g de molho sem especificação da date de validade. Além disso, o local não contava com exemplar do Livro de Reclamações.

Em Guaratiba, o supermercado Supermais Carioca (Rua Celidônia, S/N) não possuía alvará de funcionamento, nem os certificados de dedetização, do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água. Também não exibia cartaz com o telefone e endereço do Procon-RJ, nem exemplar do Livro de Reclamações. Entre os problemas estruturais encontrados, o ralo não era sifonado e não possuía tela de proteção e havia ferrugem na estrutura da câmara frigorífica.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Centro Ótico (Rua Dias da Cruz, 416 – Méier), 1, 2, 3 e Já (Rua Venceslau, 349 – Méier), Glub Glub (Rua Coronel Cota, 44 – Méier), Multi Coisas (Rua Dias da Cruz, 414 – Méier).

Balanço da Fiscalização

1 – Santander (Rua Dias da Cruz, 406 – Méier): Ausência de assentos em quantidade mínima exigida por lei para o atendimento preferencial. Ausência da escala de funcionários. Tempo de atendimento extrapola o limite legal. Ausência de caixa eletrônico adaptado para deficiente físico. Autenticação de boletos é realizada em documento apartado. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

2 – Brothers Nutrition (Rua Dias da Cruz, 429 – Méier): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preço dos produtos expostos a venda.

3 – Fábrica de Bolo Vó Alzira (Rua Dias da Cruz, 416 – Méier): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

4 – Sepa Construção e Decorações (Estrada do Mato Alto, 5891 – Guaratiba): Ausência de preço dos produtos expostos a venda. Livro de Reclamações não autenticado. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

5 – Supermais Carioca (Rua Celidônia, S/N – Guaratiba): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência de certificado de dedetização. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ralo não sifonado e sem tela de proteção e ferrugem na estrutura da câmara frigorífica.

6 – ABC Madeiras (Estrada do Mato Alto, S/N – Guaratiba): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de preço dos produtos expostos a venda.

7 – Arvoredo (Estrada do Mato Alto, 3523 – Guaratiba): Ausência de preço dos produtos expostos a venda. Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz.

8 – Bob´s (Rua Dias da Cruz, 413 – Méier): Vencidos: 3kg e 100g de queijo. Sem especificação de validade: 1kg e 500g de molho. Ausência do Livro de Reclamações.

9 – CVC (Rua Dias da Cruz, 395 – Méier): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.

10 – Nossa Farma (Estrada do Mato Alto, 3176 – Guaratiba): Ausência de preço dos produtos expostos a venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência da revista de Preço Médio ao Consumidor.

11 – Euro Pets (Estrada do Mato Alto, 201 – Campo Grande): Ausência de preço dos produtos expostos a venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.

12 – Motobras Peças e Acessórios (Estrada do Monteiro, 1008 – Campo Grande): Ausência de preço dos produtos expostos a venda. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

13 – My Home (Estrada do Monteiro, 952 – Campo Grande): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

14 – Pedra Bonita (Estrada do Mato Alto, 1311 – Campo Grande): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de preço dos produtos expostos a venda.

15 – Marmoraria Stand (Estrada do Monteiro, 1290 – Campo Grande): Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

16 – Tok e Retok (Rua Dias da Cruz, 399 – Méier): Ausência de preço dos produtos expostos a venda. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil