Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 27 estabelecimentos em dois dias de fiscalização

10.08.2018 - 16:10
IMG_20180809_105113edt_1533928200.73.jpg

Nesta quinta e sexta-feira (09 e 10/08), os fiscais do Procon Estadual vistoriaram ao todo 40 estabelecimentos. Destes, 12 foram autuados na quinta e hoje mais 15 locais apresentaram irregularidades. Os fiscais estiveram na Cadeg, Benfica, Abolição, São Cristóvão, Bangu, e Jacarepaguá.

Hoje, os fiscais estiveram na Cadeg, em Benfica, e autuaram o restaurante La Parrilla del Mercado, que, apesar de ter sanado as irregularidades encontradas em fiscalização anterior, continuava a utilizar botijões de gás, o que não tem autorização para usar. Por isso, teve a a saída de gás do botijão interditada. Também foi constatada ausência de tela de proteçãona janela do segundo andar ena área de preparo de alimentos. Este último local também estava com azulejo da parede quebrado.

Na quinta-feira, os fiscais vistoriaram quatro bancos em Jacarepaguá: uma filial do Bradesco (Estrada de Jacarepaguá, 7850), duas do Itaú (Estrada de Jacarepaguá, 7783, e Rua Tirol, 7) e uma da Caixa Econômica Federal (Estrada de Jacarepaguá, 7845). Todas apresentaram um problema em comum, a autenticação de boletos não era feita no próprio documento, sendo anexada em outra via.

Na fiscalização de ontem, não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Bradesco (Av. Dom Helder Câmara, 7287 – Abolição), Escola Cachinhos de Ouro (Rua Glaziou, 161 – Pilares), Crianças e Cia (Av. Dom Helder Câmara, 7817 – Abolição), Forno do Pão (Estrada dos Três Rios, 1156 – Freguesia), Irreverente Lanches (Praça Professora Camisão, 49 – Freguesia), La Mole (Estrada de Jacarepaguá, 7636 – Freguesia), Tem Kilo (Estrada de Jacarepaguá, 7725 – Freguesia), Cati (Rua Mamoré, 52 – Freguesia).

Hoje, não foram autuados: Lojas Americanas (Rua São Luiz Gonzaga, 392 – São Cristóvão), Café e Bar Moinho de Ouro (Rua Capitão Félix, 110 – Benfica), Casa Vídeo (Rua São Luiz Gonzaga, 384 – São Cristóvão), Instituto Nacional Elyon (Av. Ministro Ary Franco, 686 – Bangu), Saara Produtos Naturais (Av. Ministro Ary Franco, 160 –Bangu).

Balanço da Fiscalização 09/08:

1 - Bradesco (Estrada de Jacarepaguá, 7850 – Freguesia): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Autenticação de boletos feita em documento apartado. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de caixa eletrônico adaptado.

2 – Itaú (Estrada de Jacarepaguá, 7783 – Freguesia): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Autenticação de boletos feita em documento apartado.

3 – Itaú (Rua Tirol, 7 – Freguesia): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Autenticação de boletos feita em documento apartado. Tempo de espera para atendimento superior ao permitido por lei.

4 – Caixa Econômica Federal (Estrada de Jacarepaguá, 7845 – Freguesia): Fila para distribuição de senhas em tempo superior ao limite da espera para atendimento, sem preferência para idoso. Autenticação de boletos feita em documento apartado. Ausência da Lei Municipal 5254/11 afixada.

5 – Casa Ribeiro (Av. Suburbana, 7132 – Abolição): Livro de Reclamações não autenticado. Ausência de preço visível em produtos expostos a venda. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

6 – Cisne Branco (Estrada de Jacarepaguá, 7836 – Freguesia): Ausência de preço visível em produtos expostos a venda. Ausência de proteção de acrílico nos pães.

7 – Drogarias Max (Av. Dom Helder Câmara, 7331 – Abolição): Ausência de preço visível em produtos expostos a venda. Ausência da Revista de Preço Médio ao Consumidor atual. Ausência de certidão de regularidade atual.

8 – Estação Bazar (Av. Dom Helder Câmara, 7332 – Abolição): Ausência de Livro de Reclamações. Ausência do Cartaz com telefone e endereço do Procon.

9 – Iguassu Borrachas (Av. Dom Helder Câmara, 7154 – Abolição): Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de preço visível em produtos expostos a venda.

10 – Ortobom (Av. Dom Helder Câmara, 7328 – Abolição): Ausência do Alvará de funcionamento. Ausência de preço visível em produtos expostos a venda. Ausência do Cartaz com telefone e endereço do Procon.

11 – Rei dos Quadros (Av. Dom Helder Câmara, 7142 – Abolição): Livro de Reclamações não autenticado.

12 – Super Tuning (Av. Dom Helder Câmara, 7137 – Abolição): Ausência do Alvará de funcionamento. Ausência de preço visível em produtos expostos a venda. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de Livro de Reclamações.

Balanço da Fiscalização 10/08:

1 – Banco Bradesco (Rua Capitão Félix, 111 – Benfica): Autenticação de boletos feita em documento apartado.

2 – CRED – Lar Móveis (Av. Ministro Ary Franco, 217 – Bangu): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência do Cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência de preço visível em produtos expostos a venda.

3 – Dream House (Rua São Luiz Gonzaga, 372 – São Cristóvão): Ausência do Cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de preço visível em produtos expostos a venda. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de Livro de Reclamações.

4 – Pacheco (Av. Ministro Ary Franco, 131 – Bangu): Ausência de preço visível em produtos expostos a venda. Ausência da Revista de Preço Médio ao Consumidor atual. Ausência de certidão de regularidade atual.

5 – Hortifruti Rede Varejão (Av. Ministro Ary Franco, 211 – Bangu): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de preço visível em produtos expostos a venda. Apenas uma balança de precisão disponível ao consumidor.

6 – Ideal Móveis (Av. Ministro Ary Franco, 251 – Bangu): Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de preço visível em produtos expostos a venda. Fonte do preço da parcela maior que a fonte do preço à vista.

7 – Invicta Biju (Rua São Luiz Gonzaga, 392 – São Cristóvão): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência do Alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

8 – Itaú (Rua Capitão Félix, 179 – Benfica): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Autenticação de boletos feita em documento apartado.

9 – La Parrilla del Mercado (Rua Capitão Félix, 111 – Benfica): Presença de botijões de gás, um em uso e outro estocado. Saída de gás interditada. Ausência de tela de proteção na área de preparo e janela do segundo andar. Área de preparo com azulejo da parede quebrado.

10 – Lojas Nalim (Av. Ministro Ary Franco, 261 – Bangu): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de Livro de Reclamações.

11 – Ortobom (Av. Ministro Ary Franco, 204 – Bangu): Ausência de Livro de Reclamações. Ausência do Alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preço visível em produtos expostos a venda.

12 – Óticas Carol (Rua São Luiz Gonzaga, 410 – São Cristóvão): Livro de Reclamações não autenticado. Ausência de preço visível em produtos expostos a venda. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

13 – Pague Menos (Av. Ministro Ary Franco, 230 – Bangu): Ausência da Revista de Preço Médio ao Consumidor atual. Ausência de preço visível em produtos expostos a venda.

14 – Vezzo Móveis (Av. Ministro Ary Franco, 194 – Bangu): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

15 – Yes (Rua São Luiz Gonzaga, 461 – São Cristóvão): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. O estabelecimento cobra taxa de transferência, de segunda chamada, de declarações em geral e de diploma.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil