Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 17 estabelecimentos em Laranjeiras e no Leblon

13.08.2018 - 16:18
IMG_20180813_113518edt_1534187877.85.jpg

O Procon Estadual realizou uma ação de fiscalização nos bairros de Laranjeiras e Leblon nesta segunda-feira (13/08). Foram 20 estabelecimentos vistoriados e apenas em três deles não foram encontrados problemas.

Os fiscais descartaram 5kg de mistura para pão australiano e 2kg de chipa no Merca Dez (Rua das Laranjeiras, 213). Lá também foram constatados problemas estruturais como ralo não sifonado no açougue e sem tela de proteção, câmara de carnes com ferrugem no rodapé e nos trilhos, piso quebrado e com rachaduras na padaria e estante da câmara de congelados quebrada. Também não havia exposto o cartaz do Livro de Reclamações.

Duas filiais das drogarias Raia Drogasil foram autuadas. Ambas não exibiam os cartazes que informavam possuir o Livro de Reclamações e o telefone e endereço do Procon-RJ, nem possuíam a revista de Preço Médio das drogarias ao Consumidor atualizada. Na filial da Rua das Laranjeiras, 211, não havia preços em produtos expostos a venda. Já a filial do Leblon, na Av. Ataulfo de Paiva, 1285, apesar de possuir o Livro de Reclamações, este não estava autenticado.

Na Drogaria Pacheco (Av. Ataulfo de Paiva, 1241 – Leblon) estavam ausentes os preços em alguns produtos expostos a venda, o certificado de regularidade, o certificado do Corpo de Bombeiros, o Alvará de funcionamento e a revista de Preço Médio ao Consumidor atualizada. Foi constatada ainda a divergência de preço de produto entre caixa e gôndola.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Boutique de Carnes Prime (Av. Ataulfo de Paiva, 1292 – Leblon), Escola Dinamis (Rua Marques de Penedo, 25 – Laranjeiras), Restaurante Quadrucci (Rua Dias Ferreira, 233 – Leblon).

Balanço da Fiscalização

1 – Itaú (Av. Ataulfo de Paiva, 1175 – Leblon): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Autenticação de boletos feita em documento apartado.

2 – Itaú (Rua das Laranjeiras, 183 – Laranjeiras): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de guarda-volumes antes da porta giratória. Autenticação de boletos feita em documento apartado.

3 – Bazar Sonimar (Rua das Laranjeiras, 197 – Laranjeiras): Ausência de preços em produtos expostos a venda.

4 – Raia Drogasil (Rua das Laranjeiras, 211 – Laranjeiras): Ausência de preços em produtos expostos a venda. Ausência da cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência da revista de Preço Médio ao Consumidor.

5 - Raia Drogasil (Av. Ataulfo de Paiva, 1285 – Leblon): Ausência da cartaz com o telefone e endereço do Procon. Livro de Reclamações não autenticado. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência da revista de Preço Médio ao Consumidor atualizada.

6 – Drogaria Cristal (Rua das Laranjeiras, 213 – Laranjeiras): Ausência de preços em produtos expostos a venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência da revista de Preço Médio ao Consumidor.

7 – Pacheco (Av. Ataulfo de Paiva, 1241 – Leblon): Ausência de preços em produtos expostos a venda. Ausência de certificado de regularidade. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Alvará de funcionamento. Divergência de preço em produto entre caixa e gôndola. Ausência da revista de Preço Médio ao Consumidor atualizada.

8 – Fest Rio (Rua das Laranjeiras, 197 – Laranjeiras): Ausência de preços em produtos expostos a venda.

9 – Grand Cru (Av. Ataulfo de Paiva, 1174 – Leblon): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Livro de Reclamações não autenticado.

10 – Hortifruti (Rua das Laranjeiras, 211 – Laranjeiras): Ausência do certificado de potabilidade da água. O estabelecimento possui apenas uma balança de precisão para uso dos consumidores. Problemas estruturais: portal da câmara de frutas, verduras e legumes e da câmara de congelados quebrado.

11 – Koni Store (Rua das Laranjeiras, 335 – Laranjeiras): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

12 - Koni Store (Av. Ataulfo de Paiva, 1174 – Leblon): Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

13 – Lojas Americanas (Av. Ataulfo de Paiva, 1251 – Leblon): Livro de Reclamações não autenticado. Ausência de preços em produtos expostos a venda. Ausência da cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Alvará de funcionamento.

14 – Merca Dez (Rua das Laranjeiras, 213 – Laranjeiras): Problemas estruturais: ralo não sifonado no açougue e sem tela de proteção, câmara de carnes com ferrugem no rodapé e nos trilhos, piso quebrado e com rachaduras na padaria, estante da câmara de congelados quebrada. Vencidos: 5kg de mistura para pão australiano, 2kg de chipa. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações.

15 – Pet Chic (Rua das Laranjeiras, 347 – Laranjeiras): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações e do cartaz. Ausência da cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência da cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate aos maus tratos aos animais. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de certificado dos tosadores.

16 – Santa Cruz Home Bazar (Av. Ataulfo de Paiva, 1250 – Leblon): Ausência de preços em produtos expostos a venda. Ausência da cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

17 – Void (Av. Ataulfo de Paiva, 1166 – Leblon): Livro de Reclamações não autenticado. Ausência da cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de preços em produtos expostos a venda.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil