Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 13 estabelecimentos na Tijuca e em Copacabana

16.08.2018 - 17:30
del_burguer_1534451426.29.JPG

O Procon Estadual realizou uma ação de fiscalização nesta quinta-feira (16/08) em estabelecimentos da Tijuca e de Copacabana, na cidade do Rio. Dentre os 16 locais vistoriados, 13 foram autuados.Os fiscais descartaram alimentos vencidos na Del Burger (Rua Dr. Satamini, 160 – Tijuca). Entre os produtos, havia 2kg e 500g de recheio de frango, 1kg de recheio de carne, 500g de molho de tomate e 500g de pão de forma. O estabelecimento não informava sobre a disponibilidade de água potável e gratuita para os cliente, o que obrigatório por lei.

Em Copacabana foram autuados dois bancos da Rua Siqueira Campos. Uma filial do Banco do Brasil (143) não possuía caixa eletrônico adaptado para pessoas especiais nem o cartaz com endereço e telefone do Procon Estadual. A filial do Bradesco (96) não exibia a escala de horário de trabalho dos funcionários, exigida pela Lei. Ambas autenticavam boletos em documento diferente do boleto de cobrança.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Criativa Creche Escola (Rua Henrique Oswald, 159 – Copacabana), Drogaria Cristal (Rua Doutor Satamini, 156 – Tijuca), Farmácia Águia Branca (Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana).

Balanço da Fiscalização

1 - Apena Calçados (Rua Dr. Satamini, 156 – Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de alvará de funcionamento. Livro de Reclamações não autenticado.

2 – Bradesco (Rua Siqueira Campos, 96 – Copacabana): Autenticação de boletos feita em documento diverso. Ausência de escala de funcionários.

3 – Banco do Brasil (Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Autenticação de boletos feita em documento diverso. Ausência de cartaz com endereço e telefone do Procon.

4 – Casa do Açaí (Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Problemas estruturais: fiação exposta na área de preparo e piso quebrado.

5 – Club Six (Rua Afonso Pena, 140 – Tijuca): Ausência de cartaz com endereço e telefone do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de guardião de piscina.

6 – Copa Case (Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz com endereço e telefone do Procon. Ausência de preços nos produtos expostos à venda.

7 – Del Burger (Rua Dr. Satamini, 160 – Tijuca): Vencidos: 2kg e 500g de recheio de frango, 1kg de recheio de carne, 500g de molho de tomate, 500g de pão de forma. Ausência de cartaz que informa sobre a disponibilidade de água portável gratuita.

8 – Depil Fast (Rua Afonso Pena, 146 – Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de cartaz com endereço e telefone do Procon.

9 – Julio Bogoricin (Rua Dr. Satamini, 161 – Tijuca): Ausência de cartaz com endereço e telefone do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

10 – Marmil (Rua Siqueira Campos, 180 – Copacabana): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Ausência do Livro de Reclamações.

11 – Nova Época Imóveis (Rua Dr. Satamini, 172 – Tijuca): Ausência de cartaz com endereço e telefone do Procon. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

12 – Papelaria Magu Top (Rua Dr. Satamini, 172 – Tijuca): Livro de Reclamações não autenticado. Ausência de preços nos produtos expostos à venda.

13 – PC Mania (Rua Afonso Pena, 146 – Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de cartaz com endereço e telefone do Procon. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil