Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 11 lanchonetes e restaurantes do Shopping Nova América

27.08.2018 - 16:37
IMG_20180827_123707edt_1535398620.08.jpg

O Procon Estadual realizou uma fiscalização no Shopping Nova América, em Del Castilho, Zona Norte do Rio, nesta segunda-feira (27/08). Foram autuados 11 dos 17 restaurantes e lanchonetes vistoriados no primeiro piso do shopping, e 11kg e 680g de alimentos foram descartados. Na semana passada, os fiscais já haviam realizado outras três vistorias no centro comercial, autuando 72 de 102 estabelecimentos fiscalizados.

Entre os produtos descartados pelos fiscais nesta segunda-feira, havia 3kg e 800g de alimentos sem especificação de validade no restaurante Karibune, entre macarrão e salgadinhos. Os alimentos descartados no Salpico também não possuíam informações quanto a validade e manipulação: 1kg e 180g de sopa de legumes, bacon e carne suína. Já no Giraffas, estavam vencidos 3kg de macarrão e 700g de catchup e no Hot´n Tender, 3kg de farofa.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Bob´s, Lecadô, Livorno, Pizza Hut, Sorvete Itália e Spoleto.

Balanço da Fiscalização:

1 – Batata Inglesa: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

2 – Fry´s: Problemas estruturais: piso quebrado na câmara congelada, ferrugem na estante e na geladeira da cozinha. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz da disponibilidade de água potável e gratuita. Ausência do certificado de dedetização.

3 – Giraffas: Vencidos: 3kg de macarrão, 700g de catchup. Problemas estruturais: piso quebrado, tampa do freezer quebrada, geladeira com pontos de ferrugem.

4 – Hot´n Tender: Vencidos: 3kg de farofa. Problemas estruturais: tampa do freezer horizontal descascada, freezer vertical com puxador quebrado, ferrugem e borracha da porta solta, azulejo da parede quebrado.

5 – Karibune: Produto sem especificação de validade: 2kg e 300g de sopa de macarrão, 1kg e 500g de salgadinhos. Problemas estruturais: tampa do freezer solta. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

6 – Mc Donald´s: Problema estrutural: piso quebrado na câmara resfriada. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

7 – NAA: Ausência do certificado de dedetização. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

8 – Rei do Mate: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

9 – Salpico: Produto sem especificação de validade: 600g de carne suína, 300g de sopa de legumes, 280g de bacon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

10 – Stambul: Problemas estruturais: piso quebrado na área da cozinha, tampa do freezer horizontal com ferrugem.

11 – Subway: Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil