Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua nove estabelecimentos do shopping Nova América

04.09.2018 - 16:29
20180904_111951edt2_1536089345.69.jpg

O Procon Estadual realizou uma nova ação no Shopping Nova América, em Del Castilho, Zona Norte do Rio. Nesta terça-feira (04/09) os fiscais autuaram nove das 15 lojas vistoriadas. Hoje, foram descartados 19kg e 270g de produtos impróprios ao consumo. No mês passado, as operações no centro comercial somaram um total de 149 estabelecimentos fiscalizados e 108 autuados.

Entre os produtos descartados, os fiscais encontraram alimentos vencidos em três restaurantes. No Sul Grill havia 1kg e 500g de carne bovina, 600g de chispe e 600g de bacon vencidos. No Estação Baião de Dois, 2kg e 200g de picanha de sol e 2kg de farinha de mandioca. Já no Quiosque Brahma, 1kg de filé mignon, 3kg de frango empanado e 600g de molhos.

Em outros dois restaurantes havia produtos sem especificação de validade. Não estavam etiquetados 3kg e 500g de camarão sem casca no Sport Grill e 3kg e 600g de carne moída no Rosty.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Outback, Polaris Restaurante, Galli, Cafeína, Kimura e Little Mamma.

Balanço da Fiscalização:

1 – Sport Grill: Problemas estruturais: azulejo quebrado na parede e ralo quebrado e sem proteção na cozinha, piso quebrado e ferrugem nas paredes internas e na porta da câmara resfriada, freezer horizontal com ferrugem na parte interna. Produtos sem especificação de validade: 3kg e 500g de camarão sem casca. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

2 – Estação Baião de Dois: Produtos vencidos: 2kg e 200g de carne de picanha de sol, 2kg de farinha de mandioca. Problemas estruturais: rachaduras no piso da cozinha e piso quebrado na área de estoque.

3 – Griletto: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

4 – Quiosque Brahma: Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz que informa sobre o fornecimento gratuito de água potável. Produtos vencidos: 1kg de filé mignon, 3kg de frango empanado, 300g de molho bellemuniere, 300g de molho caesar. Problemas estruturais: buraco com cano aparente na área de cortes de legumes próximo à bancada e piso rachado na câmara resfriada.

5 – Rosty: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Produtos sem especificação de validade: 3kg e 600g de carne moída. Problemas estruturais: lixeira sem tampa.

6 – Crepelocks: Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

7 - Peixe na Rede: Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Produtos vencidos: 120g de molho de requeijão com banana, 420g de molho de camarão, 130g de molho de shitake com mel, 430g de pastel de tilápia. Problemas estruturais: ralos não sifonados e sem tela de proteção adequada, permitindo a passagem de vetores.

8 – Camarão Arte e Bia: Pontos de ferrugem no freezer.

9 – Sul Grill: Produtos vencidos: 1kg e 500g de carne bovina, 600g de chispe, 600g de bacon. Problemas estruturais: prateleiras do armário do estoque seco com ferrugem, pisos quebrados na área do balcão. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil