Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE GOVERNO
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua mais 31 lojas do shopping Nova América

06.09.2018 - 16:37
20180906_113303edt2_1536262624.2.jpg

O Procon Estadual realizou nova ação de fiscalização no Shopping Nova América, em Del Castilho, Zona Norte do Rio, nesta quinta-feira (06/09). Hoje, os fiscais vistoriaram 36 lojas e autuaram 31 delas. Com esta ação o total de lojas fiscalizadas soma 200 estabelecimentos, com 148 deles autuados.

Os fiscais descartaram 2 garrafas de cervejas de 500ml vencidas na Marquinhos Barber Shop. Lá ainda não estavam presentes ocartaz do Livro de Reclamações, o certificado de dedetização, o cartaz que informa telefone e endereço do Procon e o exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta.

Na loja da Claro, além da ausência do certificado do Corpo de Bombeiros, os fiscais constataram que ovalor da parcela do preço dos produtos estava em destaque em relação ao valor do preço à vista, induzindo o consumidor em erro.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Casa Vídeo, Ortobom,Iron Studios,Millenium e Nextel.

Balanço da Fiscalização:

1 – WQSurf: Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços nos produtos expostos à venda.

2 – Albatroz: Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços nos produtos expostos à venda.

3 – Arrivee: Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Livro de Reclamações não autenticado.

4 – Artex: Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Livro de Reclamações não autenticado.

5 – Bar do Adão: Fiação exposta na cozinha. Livro de Reclamações não autenticado. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz que informa a disponibilidade de água potável e gratuita.

6 – Brasa Columbia: Area do bar com fissuras no piso, lixeiras com pedais quebrados e ralos sem tela de proteção.

7 - Claro: Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.O valor da parcela do preço dos produtos estava em destaque em relação ao valor do preço à vista, induzindo o consumidor em erro.

8 - Constance: Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

9 - Depyl Action: Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.Ausência de preços nos produtos expostos à venda.

10 - Espetto Carioca: Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Piso quebrado na cozinha.

11 - Físico e Forma: Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

12 - Geneal: Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

13 - Maha Man: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

14 - Mahogany: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

15 - Maria Moda: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

16 - Marquinhos Barber Shop: Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de dedetização.Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Ausênciado Código de Defesa do Consumidor. Vencidos: 2 garrafas de cervejas de 500ml.

17 - Mega do Mate: Ausência do Livro de Reclamações e seu cartaz. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.Ausência do certificado de potabilidade da água.

18 - Mob Case: Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do Livro de Reclamaçõese seu cartaz.Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços nos produtos expostos à venda.Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon.Ausênciado Código de Defesa do Consumidor.

19 - Não+ Pelo: Ausência de preços nos produtos expostos à venda.Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon.

20 - Oi: Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon.

21 - Ótica Golden do Bairro: Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.Ausência de preços nos produtos expostos à venda.Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

22 - Patroni Pizza: Vencidos: 1kg e 100g de estrogonofe de camarão. Piso quebrado, fiação exposta, ferrugem na prateleira da geladeira, borracha do balcão refrigerado solta.Ausência do certificado de potabilidade da água.Ausência do Livro de Reclamações.

23 - Qualiótica: Ausência de preços nos produtos expostos à venda.Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon.Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

24 - Renner: Livro de Reclamações não autenticado.

25 - Samsung: Livro de Reclamações não autenticado.Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

26 - Siri: Ralo da cozinha sem tela de proteção.Ausência de certificado de dedetização.Ausência de Alvará de funcionamento.Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

27 - SML: Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

28 - SNC: Ausência de preços nos produtos expostos à venda.

29 - Só Brancelhas: Ausência de certificado de dedetização.Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon.

30 - Super Celular: Ausência de preços nos produtos expostos à venda.

31 - Unhas Express: Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon.Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil