Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descarta cerca de 125kg de linguiça vencida somente em um supermercado

20.09.2018 - 17:04
20180920_121305edt2_1537473846.54.jpg

Os fiscais do Procon Estadual realizaram mais uma ação de fiscalização em supermercados nesta quinta-feira (20/09). Ao todo 11 locais foram vistoriados nos bairros Cachambi, Abolição, Cascadura, Campinho,Benfica, Piedade eDel Castilho, na Zona Norte, e Praça Seca, bairro da Zona Oeste. Foram nove locais autuados e 154kg e 512g de produtos impróprios ao consumo descartados.

Na Zona Norte, somente em uma filial da rede Guanabara (Rua Ernani Cardoso, 350 – Cascadura), estavam vencidos 124kg de linguiça. Lá os fiscais constataram pontos de ferrugem nas prateleiras da câmara de congelados do açougue e a ausência do certificado de potabilidade da água.

Já na Zona Oeste, a filial do Supermarket (Rua Cândido Benício, 1173 – Praça Seca), apesar de possuir caixa destinado a atendimento preferencial, este estava em desconformidade com a lei. A câmara de resfriados do açougue estava com piso rugoso e em cimento. Na câmara de congelados o piso era de cimento e estava rachado, além de conter prateleiras de madeira, e na câmara de verduras havia um ralo sem proteção. Dentre os produtos sem especificação de prazo de validade, foram descartados 9kg de azeitona preta e 7kg de azeitona verde.

Não foram encontradas irregularidades no Mundial (Rua Cândido Benício, 1173 – Praça Seca) e Walmart (Rua Maestro Santiago Guerra, 345 – Del Castilho).

Balanço da Operação:

1 – Carrefour (Av. Dom Helder Câmara, 5474 – Cachambi): Nas câmaras de frios: piso rugoso, acúmulo de água, ralo não sifonado e sem tela de proteção, pallets de madeira.

2 – Guanabara (Rua Ernani Cardoso, 350 – Cascadura): Pontos de ferrugem nas prateleiras das câmaras de congelados do açougue. Vencidos: 124kg de linguiça. Ausência do certificado de potabilidade da água.

3 - Prezunic (Rua Cândido Benício, 20 – Campinho): Carne moída: 952g. Ausência do certificado de potabilidade da água. Pisos com buracos e ferrugem no rodapé da câmara de salgados, fissuras e buracos na câmara de congelados, parede da câmara de laticínios áspera, descascada e com ferrugem.

4 – Supermarket (Rua Cândido Benício, 1173 – Praça Seca): Caixa preferencial em desconformidade com a lei. Piso rugoso e em cimento na câmara de resfriados do açougue, piso de cimento e rachado e prateleiras de madeira na câmara de congelados, ralo na entrada da câmara de verduras sem proteção. Produtos sem especificação de validade: 9kg de azeitona preta, 7kg de azeitona verde.

5 – Supermercado Campeão (Av. Dom Helder Câmara, 7384 – Cachambi): Mal armazenado: 11kg e 820g de apara de acém. Porta da câmara de laticínios solta, pallet de madeira e prateleira com ferrugem. Divergência de preço entre gôndola e caixa. Ausência de duas balanças de precisão.

6 – Vianense (Av. Dom Helder Câmara, 10238 – Cascadura): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Pontos de ferrugem na sala de preparo de laticínios, chão em cimento e com buracos na câmara congelados, chão rugoso na câmara de verduras. Ausência do certificado de potabilidade da água. Produtossem especificação de validade: 1kg e 740g de frango.

7 – Guanabara (Av. Dom Helder Câmara, 8403 – Piedade): Prateleiras com ferrugem e pisos com buracos na câmara congelados do açougue.

8 – Prezunic (Av. Dom Helder Câmara, 105 – Benfica): Pallet de madeira na câmara de laticínios, ralo não sifonado e sem tela de proteção na padaria, ferrugem no rodapé na área de estoque seco e câmara de salgados com buracos no chão.

9 – Supermarket (Av.Dom Helder Câmara, 2341 – Benfica): Ralos não sifonados e sem tela de proteção na padaria, ferrugem no rodapé e no portal da câmara resfriada da confeitaria.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil