Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 18 estabelecimentos em Niterói e São Gonçalo

25.09.2018 - 16:06
20180925_113836edt2_1537902400.09.jpg

O Procon Estadual realizou uma operação de fiscalização em Niterói e São Gonçalo nesta segunda-feira (25/09). Os fiscais vistoriaram 20 locais dos bairros de Santa Rosa eCubango, em Niterói, e Alcântara e Santa Luzia, em São Gonçalo. Desses, 18 foram autuados.

Dos 18 locais autuados, 12 não possuíam o certificado do Corpo de Bombeiros. Três deles também não dispunham do Alvará de funcionamento: o armarinho Arte e Arremate (Rua Noronha Torrezão, 24 – Santa Rosa), em Niterói, e as Casas Bahia (Rua Alfredo Backer, 783) e Lojas 3B (Rua Silvio Romero, 94), ambas em Alcântara, São Gonçalo.

No bairro de Santa Rosa, em Niterói, a loja Dono do Armazém (Rua Noronha Torrezão, 10) estava com o certificado de potabilidade da água vencido. Os fiscais também encontraram 2kg de macadâmia salgada com a data de validade expirada. No bairro de Santa Luzia, em São Gonçalo, os fiscais constataram que a câmara de salgados do mercado Gran Marché (Av. Alzira Vargas, 6) estava com o rodapé, os tendais e o teto com ferrugem.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Auto Posto Cubango (Rua Noronha Torrezão, 531 –Cubango), Óticas do Povo (Rua Alfredo Backer, 749 – Alcântara).

Balanço da Operação:

1 – Impecável (Rua Alfredo Backer, 724 – Alcântara): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

2 – Arte e Arremate (Rua Noronha Torrezão, 24 – Santa Rosa): Ausência de preços em produtos. Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

3 – Gran Marché (Av. Alzira Vargas, 6 – Santa Luzia): Rodapé, tendais e teto da câmara de salgados com ferrugem.

4 – Valentina (Rua Noronha Torrezão, 24 – Santa Rosa): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

5 – Barber Shop by Paulo Robert (Rua Noronha Torrezão, 24 – Santa Rosa): Ausência de preços em produtos.

6 – Açaí Mais Sabor (Rua Noronha Torrezão, 24 – Santa Rosa): Ausência de preços em produtos.

7 – Casas Bahia (Rua Alfredo Backer, 783 – Alcântara): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

8 – Competição Móveis (Rua Alfredo Backer, 781 – Alcântara): Ausência de preços em produtos. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

9 – Drogaria Tamoio (Rua Noronha Torrezão, 10 – Santa Rosa): Licença sanitária desatualizada. Ausência de preços em produtos.

10 – Hering (Rua Noronha Torrezão, 10 – Santa Rosa): Ausência de preços em produtos. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

11 – CA (Rua Alfredo Backer, 773 – Alcântara): Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

12 – Dono do Armazém (Rua Noronha Torrezão, 10 – Santa Rosa): Certificado de potabilidade da água vencido. Vencido: 2kg de macadâmia salgada.

13 – Lojas 3B (Rua Silvio Romero, 94 – Alcântara): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

14 – Bradesco (Rua Noronha Torrezão, 10 – Santa Rosa): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Autenticação dos boletos realizada em documento diverso.

15 – Bradesco (Rua Alfredo Backer, 759 – Alcântara): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Autenticação dos boletos realizada em documento diverso. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência da escala de funcionários.

16 – Citycol (Rua Alfredo Backer, 733 – Alcântara): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

17 – Ortobom (Rua Santa Rosa, 3 – Santa Rosa): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços em produtos.

18 – Raquel Calçados (Rua Alfredo Backer, 724 – Alcântara): Ausência de preços em produtos. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil