Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 17 estabelecimentos na Tijuca e em Ipanema

26.09.2018 - 16:18
20180926_104710edt_1537989388.21.jpg

Os fiscais do Procon Estadual vistoriaram 20 locais nesta quarta-feira (26/09). A operação de fiscalização ocorreu nos bairros da Tijuca e Ipanema, Zona Norte e Zona Sul do Rio, respectivamente. Foram 17 estabelecimentos autuados.Os fiscais descartaram produtos vencidos na perfumaria Forever Cosméticos e na Habitat Pet Shop, ambos localizados na Rua Conde de Bonfim, 25, na Tijuca.

Na perfumaria, cinco esmaltes estavam fora do prazo de validade. Além disso, não havia certificado do Corpo de Bombeiros, nem era exibido cartaz com o telefone e endereço do Procon. Já na Pet Shop, quatro florais homeopáticos estavam vencidos. O estabelecimento não contava com os certificados do Corpo de Bombeiros, de potabilidade da água, de dedetização e do curso de qualificação do funcionário de banho e tosa. Os cartazes dos órgãos de defesa dos animais e o que informa o telefone e endereço do Procon estavam ausentes além do Livro de Reclamações.

Dos sete locais autuados em Ipanema, cinco não possuíam o certificado do Corpo de Bombeiros. A loja Amor Perfeito (Rua Visconde de Pirajá, 260 – Ipanema) também não possuía o alvará de funcionamento. Além disso, alguns produtos expostos à venda estavam sem preços e não havia exemplares do Livro de Reclamações nem do Código de Defesa do Consumidor.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Padaria Santa Marta (Rua Conde de Bonfim, 25 – Tijuca), Lapamaki (Rua Vinicius de Morais, 124 – Ipanema) e Mc Donald´s (Rua Visconde de Pirajá, 217 – Ipanema).

Balanço da Operação

1 – Soraya Lamonica (Rua Conde de Bonfim, 25 – Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

2 – Forever Cosméticos (Rua Conde de Bonfim, 25 – Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Cinco esmaltes vencidos. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

3 – Tecnomedi (Rua Vinicius de Morais, 124 – Ipanema): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

4 – Amor Perfeito (Rua Visconde de Pirajá, 260 – Ipanema): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

5 – Via Curtume (Rua Visconde de Pirajá, 260 – Ipanema): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

6 – Drogatta (Rua Conde de Bonfim, 25 – Tijuca): Não havia farmacêutico no ato da fiscalização. Ausência do Alvará de funcionamento. Ausência do cartaz com o telefone e o endereço do Procon.

7 – Qualiótica (Rua Visconde de Pirajá, 240 – Ipanema): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.

8 – Vipman Calçados (Rua Aguiar, 11 – Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

9 – Big Bag (Rua Visconde de Pirajá, 244 – Ipanema): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.

10 – Via Boho (Rua Visconde de Pirajá, 160– Ipanema): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.

11 – Vinon Bazar e Papelaria (Rua Aguiar, 11 – Tijuca): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

12 – Sol a Sol (Rua Aguiar, 11 – Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água.

13 – Free Port (Rua Visconde de Pirajá, 243 – Ipanema): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do Livro de Reclamações.

14 – Fábrica de Bolos Vó Alzira (Rua Aguiar, 11 – Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água.

15 – Papelaria Ipanema Papéis (Rua Visconde de Pirajá, 234 – Ipanema): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

16 – Top Gym Academia (Rua Aguiar, 18 – Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher.

17 – Habitat Pet Shop (Rua Conde de Bonfim, 25 – Tijuca): Vencidos: quatro florais homeopáticos. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do certificado do curso de qualificação de banho e tosa. Ausência do cartaz dos maus tratos aos animais. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil