Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ descarta 280kg de produtos impróprios em supermercados da Zona Oeste

27.09.2018 - 17:47
20180927_105212a_1538081136.76.jpg

O Procon-RJ realizou nesta quinta-feira (27/09) uma ação de fiscalização em supermercados de Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade do Rio. Ao todo, oito estabelecimentos foram fiscalizados e todos foram autuados. Os fiscais descartaram 268kg e 560g de produtos impróprios, entre vencidos e que não apresentavam a data de validade. Também foram descartados 12Kg de carne previamente moída pelo estabelecimento, o que é proibido por lei no estado do Rio.

No Supermercado Vila Nova (Estrada Santa Maria, 691 – Campo Grande), os fiscais descartaram 90 kg de produtos com a quantidade fracionada, que não apresentavam a data em que foram manipulados e o novo prazo de validade. Entre eles havia peito de frango, linguiça calabresa e acém. Também foram descartados 80kg de salsichão vencidos, encontrados na câmara e no balcão de venda do açougue. Na câmara de congelados havia piso de cimento com buracos, além de ferrugem em tendais, trilhos e prateleiras. A Câmara da padaria estava com o piso quebrado. Ausência do Livro de Reclamações, do seu cartaz informativo e de balanças de precisão para uso dos consumidores.

Já em uma filial dos Supermercados Unidos Unidos (Est. Santa Maria, 2.148 – Campo Grande) foram descartados 38kg e 100g de produtos vencidos, entre presunto cozido, queijo provolone, blanquet de peru, salame italiano e mortadela de frango, armazenados na câmara de lacticínio e no balcão de venda de frios. Também havia 17kg de produtos sem a especificação do prazo de validade na câmara de laticínios, entre fígado de boi e queijo. Os fiscais encontraram 4kg de carne previamente moída na câmara de carne bovina. Havia problemas estruturais na câmara de laticínios (piso rugoso e quebrado na entrada e mofo na porta), na câmara de carne bovina (piso rugoso e ferrugem na porta e em prateleiras), na câmara de congelados (piso rugoso, ralo não sifonado e sem proteção na entrada) e no balcão do açougue (ralo não sifonado e ausência de tela da proteção). A fiscalização constatou a ausência do certificado de dedetização, do cartaz informando sobre livro de reclamações e de balanças de precisão para uso dos clientes. O estabelecimento não tem caixa para clientes preferenciais.

Balanço da Operação

1 – Supermercado Unidos (Est. Santa Maria, 2.148 – Campo Grande): Foram descartados 38kg e 100g de produtos vencidos, entre presunto cozido, queijo provolone, blanquet de peru, salame italiano e mortadela de frango, armazenados na câmara de lacticínio e no balcão de venda de frios. Também havia 17kg de produtos sem a especificação do prazo de validade na câmara de laticínios, entre fígado de boi e queijo. Os fiscais encontraram 4kg de carne previamente moída na câmara de carne bovina. Havia problemas estruturais na câmara de laticínios (piso rugoso e quebrado na entrada e mofo na porta), na câmara de carne bovina (piso rugoso e ferrugem na porta e em prateleiras), na câmara de congelados (piso rugoso, ralo não sifonado e sem proteção na entrada) e no balcão do açougue (ralo não sifonado e ausência de tela da proteção). A fiscalização constatou a ausência do certificado de dedetização, do cartaz informando sobre livro de reclamações e de balanças de precisão para uso dos clientes. O estabelecimento não tem caixa para clientes preferenciais.

2 – Supermercado Extra (Av. Padre Guilherme Decaminada, 2.335 – Santa Cruz): problemas estruturais na câmara resfriada da padaria (chão rugoso e pontos de ferrugem no rodapé), na câmara de laticínios congelados (chão rugoso, além de buracos e ferrugem na parede), na câmara de sorvetes (piso de cimento e com buracos) e na câmara de laticínios resfriados (buracos). Foram descartados 1kg e 840g de peito de peru defumado vencido. Havia cartaz com preço da parcela no pagamento à prazo com maior destaque que o preço à vista. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros e de uma balança para consulta do consumidor.

3 – Supermercado Vila Nova (Estrada Santa Maria, 691 – Campo Grande): Os fiscais descartaram 90 kg de produtos com a quantidade fracionada, que não apresentavam a data em que foram manipulados e o novo prazo de validade. Entre eles havia peito de frango, linguiça calabresa e acém. Também foram descartados 80kg de salsichão vencidos, encontrados na câmara e no balcão de venda do açougue. Na câmara de congelados havia piso de cimento com buracos, além de ferrugem em tendais, trilhos e prateleiras. A Câmara da padaria estava com o piso quebrado. Ausência do Livro de Reclamações, do seu cartaz informativo e de balanças de precisão para uso dos consumidores.

4 – Supermercado Super Rede (Est. Santa Maria, 1.321, Loja B – Campo Grande): ralos não sifonados e ausência de tela de proteção no balcão de açougue e frios. Piso rugoso na câmara de lacticínios. Piso rugoso, ferrugem e borracha solta na porta da câmara de carnes resfriadas. Ferrugem nas paredes, ralos não sifonados e ausência de tela de proteção na sala de preparo de carnes. Piso rugoso e rodapé enferrujado na câmara de congelados.

5 – Supermercado Super Rede (Av. João XXIII, 214 – Santa Cruz): 8kg de carne previamente moída exposta a venda. 4kg e 400g de fígado bovino, 2kg e 720g de carré fracionadas e sem especificação de datas de manipulação e de validade. Piso com buraco, além de tendais e prateleiras com ferrugem na câmara resfriada de carnes. Piso com buracos, pallets de madeira e batente de porta quebrado e com ferrugem na câmara de congelados do açougue. Ausência de balança para consulta do consumidor e de certificado de potabilidade de água.

6 – Supermercado Guanabara (Rua Felipe Cardoso, 1.470 – Santa Cruz): piso com rachaduras na câmara de congelados de carnes e piso com rachaduras e com buracos na Câmara resfriada de carne bovina.

7 – Supermercado Unidos (Av. Alhambra, s/n°, Lotes 19 e 20 – Campo Grande): 28kg de carne bovina sem data de validade. 4kg e 500g de paleta e 2kg de contrafilé vencidos. Piso rugoso e acúmulo de sujeira nas câmaras de laticínios, carne bovina e de frango. Ausência do livro de reclamações.

8 – Supermercado Prezunic (Rua Dom Pedro I, 53 – Santa Cruz): Pisos com rachaduras nas câmaras resfriadas de açougue, de laticínios, de queijos e de empacotamento de frios.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil