Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua oito estabelecimentos em Niterói

28.09.2018 - 16:07
20180928_104533edt_1538161612.27.jpg

O Procon Estadual realizou uma operação de fiscalização em Niterói nesta sexta-feira (28/09). Os fiscais vistoriaram nove locais nos bairros do Fonseca, Icaraí, Centro e São Francisco e em apenas um não foram constatadas irregularidades.

Na Padaria Brasil Portugal (Alameda São Boa Ventura, 1123 – Fonseca) os fiscais descartaram 8kg e 224g de alimentos impróprios ao consumo entre pães vencidos e frios diversos, massa para pão e salsicha sem especificação de validade. A parte estrutural do local apresentava teto descascado, parede sem revestimento, geladeira com ferrugem, equipamentos e utensílios enferrujados e a fiação exposta. Não eram exibidos os cartazes que informa a disponibilidade de água potável gratuita para clientes, que informa sobre combate à violência contra a mulher, do Livro de Reclamações e o com o telefone e endereço do Procon-RJ. Também estava ausente o certificado do Corpo de Bombeiros.

Uma agência do Santander (Alameda São Boa Ventura, 1060 – Fonseca) foi autuada pela ausência de caixa eletrônico adaptado, por realizar a autenticação eletrônica nos próprios títulos de cobrança e não possuir o certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais constataram que no ato da fiscalização a agência não estava em atendimento devido a uma falha no sistema.

Em São Francisco, o mercado Diamante (Av. Quintino Bocaiúva, 127) possuía alguns problemas estruturais na câmara de verduras, que estava com piso quebrado e prateleiras enferrujadas, e na câmara de laticínios, que tinha prateleiras enferrujadas. O mercado também não contava com certificado do Corpo de Bombeiros e uma balança de precisão para aferição de peso pelos consumidores.

Não foram constatadas irregularidades no seguinte estabelecimento: Habib´s (Alameda São Boa Ventura, 1086 – Fonseca).

Balanço da Operação

1 – Diamante (Av. Quintino Bocaiúva, 127 – São Francisco): Problemas estruturais: câmara de verduras com piso quebrado e prateleiras enferrujadas, câmara de laticínios com prateleiras enferrujadas. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de uma balança de precisão.

2 – Bradesco (Alameda São Boa Ventura, 1072 – Fonseca): Ausência do número mínimo de assentos preferenciais. Ausência de autenticação eletrônica nos próprios títulos de cobrança. Ausência de alvará de funcionamento.

3 – Santander (Alameda São Boa Ventura, 1060 – Fonseca): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de autenticação eletrônica nos próprios títulos de cobrança. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Agência não estava em atendimento no ato da fiscalização por falha no sistema.

4 – Big Point (Rua Cinco de Julho, 344 – Icaraí): Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização. Problemas estruturais: ralo não sifonado e sem tela de proteção na área da cozinha.

5 – Prezunic (Alameda São Boa Ventura, 1012 – Fonseca): Ausência de caixa preferencial adaptado. Problemas estruturais: câmara de laticínios com piso rugoso, ralo sem tela de proteção, lixeira com acionamento por pedal quebrado, câmara de congelados do açougue com pisos rachados e quebrados.

6 – Ragazzo (Rua Acadêmico Walter Gonçalves, 01 – Centro): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

7 – Subway (Rua Conceição, 172 – Centro): Problemas estruturais: piso com rachaduras e ferrugem no interior da geladeira. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização. Ausência do cartaz que informa a disponibilidade de água potável gratuita. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher.

8 – Padaria Brasil Portugal (Alameda São Boa Ventura, 1123 – Fonseca): Vencidos: 725g de brioche, 224g de broinha de milho, 270g de pão para cachorro quente. Sem especificação de validade: 1kg e 100g de frios diversos, 3kg e 280g de recheio de queijo e presunto, 2kg e 130g de massa para pão, 495g de salsicha. Problemas estruturais: teto descascado, parede sem revestimento, geladeira com ferrugem, equipamentos e utensílios enferrujados, fiação exposta. Ausência do cartaz que informa a disponibilidade de água potável gratuita. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil