Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE GOVERNO
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual fiscaliza 18 estabelecimentos e autua 16 nas Zonas Norte e Oeste do Rio

01.10.2018 - 15:37
20181001_112235edt_1538419043.28.jpg

O Procon Estadual realizou uma ação de fiscalização nesta segunda-feira (01/10) em bairros das zonas Norte e Oeste do Rio. Na Zona Norte, foram vistoriados cinco estabelecimentos no Maracanã e todos foram autuados. Já na Zona Oeste, foram 13 lojas na região de Jacarepaguá vistoriadas e 11 delas foram autuadas. Ao todo, os fiscais autuaram 16 de 18 locais vistoriados e descartaram 11kg e 925g de produtos impróprios ao consumo.

Apenas na Catarina Doces e Salgados (Rua Mariz e Barros, 824,Maracanã), os fiscais descartaram cerca de 10kg de produtos impróprios ao consumo. Havia costela suína, molho de bacon e queijo parmesão vencidos e peixes, frios e molhos sem especificação de validade.

Na Freguesia, os fiscais descartaram, no Mercado Tirol (Rua Tirol, 324), 1kg e 500g de queijo sem especificação de validade e 800g de peito de frango desfiado vencidos. Foram constatados problemas estruturais na câmara resfriada, na área do balcão e na padaria, como piso quebrado, prateleira enferrujada, ralo não sifonado e sem proteção, parede em cimento e ausência de barreira de proteção da área de produção para a área de vendas. Além disso, o mercado não possuía caixa preferencial adaptado para cadeirantes nem balança de precisão para utilização do consumidor e não foram apresentados o certificado de potabilidade da água e o cartaz com o telefone e endereço do Procon.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Lojas Magal (Estrada de Jacarepaguá, 7.601 – Freguesia) e Tele Rio (Rua Apiacás, 381 – Taquara).

Balanço da Operação:

1 - Viggore (Rua Apiacás, 422 – Taquara): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

2 – Bagaggio (Rua Apiacás, 372 – Taquara): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.

3 – Casas Bahia (Rua Apiacás, 395 – Taquara): Ausência de cartaz do Livro de Reclamações.

4 – Catarina Doces e Salgados (Rua Mariz e Barros, 824 – Maracanã): Vencidos: 1kg e 140g de costela suína, 700g de molho de bacon, 160g de queijo parmesão. Produtos sem especificação de validade: 1kg e 175g de peixe empanado, 700g de palmito, 1kg e 800g de presunto, 1kg e 100g de muçarela, 950g de peixe, 1kg e 400g de massa para pão, 500g de molho parmesão.

5 – Droga Raia (Rua Tirol, 356 – Freguesia): Ausência de preços em produtos expostos à venda. Ausência de licença sanitária atualizada.

6 – Drogasmil (Rua Mariz e Barros, 824 – Maracanã): Ausência de preços em produtos expostos à venda.

7 – Koni Store (Rua Mariz e Barros, 824 – Maracanã): Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização.

8 – Lojas Americanas (Rua Mariz e Barros, 824 – Maracanã): Ausência de preços em produtos expostos à venda.

9 – Mercado Tirol (Rua Tirol, 324 – Freguesia): Produtos sem especificação de validade: 1kg e 500g de queijo. Vencidos: 800g de peito de frango desfiado. Problemas estruturais: piso quebrado, prateleira enferrujada e ralo não sifonado e sem proteção na câmara resfriada e na área do balcão, piso quebrado, parede em cimento e ausência de barreira de proteção da área de produção para a área de vendas. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de caixa preferencial adaptado para cadeirante. Ausência de uma balança de precisão para utilização do consumidor.

10 – Ortobom (Estrada de Jacarepaguá, 7.563 – Freguesia): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em produtos expostos à venda. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.

11 – Ponto Frio (Rua Apiacás, 435 – Taquara): Ausência do Livro de Reclamações.

12 – R.D.Lay (Rua Apiacás, 334 – Taquara): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em produtos expostos à venda. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.

13 – Rede Varejão Hortifrúti (Rua Tirol, 551 – Freguesia): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em produtos expostos à venda. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

14 – Ricardo Eletro (Rua Apiacás, 457 – Taquara): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Fonte do valor da parcela em tamanho maior que o valor à vista.

15 – Subway (Rua Mariz e Barros, 824 – Maracanã): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher.

16 – Terralar (Rua Tirol, 251 – Freguesia): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em produtos expostos à venda. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil