Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 10 estabelecimentos na Zona Sul do Rio

08.10.2018 - 16:17
20181008_112113edt2_1539026223.8.jpg

O Procon Estadual realizou uma fiscalização nesta segunda-feira (08/10) na Zona Sul do Rio. Os fiscais vistoriaram 15 locais e 10 deles foram autuados. A maioria dos locais autuados está localizada no bairro de Botafogo, mas os fiscais também vistoriaram os bairros de Copacabana, Leme, Flamengo e Ipanema.

Cinco filiais das Lojas Americanas estavam entre os 10 estabelecimentos autuados hoje, todas localizadas no bairro de Botafogo. A filial da Rua Voluntários da Pátria, 54, não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros e estava com alguns produtos expostos à venda sem preços. Já as localizadas na Praia de Botafogo, 400; Rua Voluntários da Pátria, 450 e Rua São Clemente, 154, além desses problemas, não apresentaram o cartaz informando o telefone e endereço do Procon Estadual. Na filial da Rua da Passagem, 113, alguns produtos foram encontrados sem preços.

Cartazes em uma filial da loja de departamentos Leader (Rua Voluntários da Pátria, 190 – Botafogo) ofertavam alguns produtos com a fonte dos preços das parcelas no pagamento à prazo em tamanho superior a fonte do valor à vista. A loja não possuía alvará de funcionamento nem certificado do Corpo de Bombeiros.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Apetito (Nossa Senhora de Copacabana, 1175), Casa Video (Praia de Botafogo, 348), Mercearia da Praça (Rua Jangadeiros, 28 – Ipanema), Pigalle (Av. Atlântica, 4206 – Copacabana), Princesa (Rua Bolivar, 34 – Copacabana).

Balanço da Operação

1 - Princesa (Rua Senador Vergueiro, 165 – Flamengo): Piso da câmara de congelados com buracos e rachaduras.

2 – CA (Rua Voluntários da Pátria, 222 – Botafogo): Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.

3 – La Fiorentina (Av. Atlântica, 458 – Leme): Ralo sem proteção contra entrada de vetores.

4 – Leader (Rua Voluntários da Pátria, 190 – Botafogo): Fonte das parcelas em tamanho superior ao valor à vista. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

5 – Lojas Americanas (Rua da Passagem, 113 – Botafogo): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.

6 – Lojas Americanas (Rua São Clemente, 154 – Botafogo): Ausência do cartaz informando o telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

7 - Lojas Americanas (Praia de Botafogo, 400 – Botafogo): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do cartaz informando o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

8 - Lojas Americanas (Rua Voluntários da Pátria, 450 – Botafogo): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do cartaz informando o telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

9 – Samuraisan (Rua Barão do Flamengo, 35 – Flamengo): Lixeiras com pedal quebrado.

10 - Lojas Americanas (Rua Voluntários da Pátria, 54 – Botafogo): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil