Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 12 supermercados em Itaboraí e Niterói

16.10.2018 - 15:58
20181016_112439edt_1539716280.44.jpg

O Procon Estadual realizou nova ação de fiscalização em supermercados nesta terça-feira (16/10). Os fiscais vistoriaram 12 estabelecimentos de Itaboraí e Niterói. Todos foram autuados e 90kg e 360g de alimentos impróprios ao consumo foram descartados.

No Bom Frios Mercado, na Av. 22 de Maio, 2856, em Itaboraí, os fiscais descartaram 25kg de pernil sem especificação de validade e 500g de rocambole de frango vencido. A câmara de resfriados do açougue estava com pisos em cimento e parede com ferrugem. As câmaras de laticínios tinham ferrugem na coluna, chão em cimento e acúmulo de água. A câmara de congelados estava com piso rugoso, em cimento e com buracos, além de ter um ralo não sifonado.

No Costazul, também na Av. 22 de Maio, no 4908, estavam, sem especificação de validade, 25kg de carne previamente moída e 1kg de sonho. Outros 3kg de linguiça estavam vencidos. Em relação a estrutura interna, o piso do açougue estava quebrado e a câmara resfriada tinha piso rugoso e pallets de madeira.

Em Niterói, o Multi Market localizado na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 2050, em Itaipu, armazenava 9kg e 100g de frios vencidos. Lá também foram encontrados problemas na estrutura interna: ferrugem e buraco na porta da câmara de laticínios e prateleiras com pontos de ferrugem na câmara resfriada do açougue. Além disso, não havia à disposição do consumidor duas balanças de precisão e caixa especial para atendimento de deficientes físicos.

Balanço da Operação

1 - Bom Frios Mercado (Av. 22 de Maio, 2856 – Itaboraí): Problemas estruturais: câmara de resfriados do açougue com pisos em cimento e parede com ferrugem, câmaras de laticínios com ferrugem na coluna, chão em cimento e acúmulo de água, câmara de congelados com piso rugoso, em cimento e com buracos e ralo não sifonado. Vencidos: 500g de rocambole de frango. Sem especificação de validade: 25kg de pernil.

2 – Supermarket (Rua Alcedina Moura Emerich, 332 – Manilha): Sem especificação de validade: 6kg de salsichas. Problemas estruturais: na padaria havia três lixeiras com pedal quebrado, ralo sem tela de proteção, azulejos com rachaduras, câmaras e área de preparação de carnes também com ralo sem tela de proteção, câmara de carnes com piso quebrado e pallets de madeira. Ausência de balança de precisão. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização.

3 – Rede Economia (Av. Ewerton Xavier, 2338 – Itaipú): Problemas estruturais: piso quebrado e ralo aberto e sem proteção na área da padaria e ferrugem na porta e tendais do açougue.

4 – Rede Economia (Rua Arthur Souto, 69 – Manilha): Sem especificação de validade: 11kg e 800g de carne bovina, 500g de doce de leite. Ausência do certificado de potabilidade da água. Problemas estruturais: câmara congelada de carne e câmara de laticínios com chão rugoso e com buracos; câmara resfriada de carnes com tendais e trilhos enferrujados e piso rugoso com buracos; área de preparação do açougue com teto com ferrugem; ralos do corredor sem tela de proteção. Ausência de alvará de funcionamento.

5 – Costazul (Av. 22 de Maio, 2856 – Itaboraí): Problemas estruturais: piso do açougue quebrado, câmara resfriada com piso rugoso e pallets de madeira. Sem especificação de validade: 1kg de sonho, 25kg de carne previamente moída. Vencidos: 3kg de linguiça.

6 – Diamante (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1501 – Itaipu): Vencidos: 1kg e 800g de presunto. Problemas estruturais: piso rugoso com buracos e acumulo de agua na câmara de laticínios; piso rugoso e ganchos com ferrugem na câmara de açougue; ferrugem no rodapé da padaria. Ausência de duas balanças de precisão. Ausência de caixa especial para atendimento de deficientes físicos. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

7 - Rede Economia (Av. 22 de Maio, 478 – Itaboraí): Caixa preferencial com espaço sem acessibilidade para cadeirantes. Ausência de preços em produtos expostos à venda. Ausência de uma balança de precisão. Problemas estruturais: câmara frigorífica da padaria com chão em cimento rugoso, área do açougue e de preparação da padaria com piso quebrado, câmara de resfriado de carnes com piso rugoso, pallet de madeira e ganchos enferrujados, câmara de congelados e de laticínios com pallets de madeira. Alvará vencido. Ausência do certificado de potabilidade da água.

8 – Mercado Nota 10 (Rua Cesar Xará, 378 – Itaboraí): Sem especificação de validade: 800g de azeitonas, 900g de ovos de codorna, 1kg e 100g de champignon. Problemas estruturais: câmara congelada de carnes com piso com rachaduras, ralo na entrada sem tela de proteção e teto com gotejamento, câmara resfriada de laticínios com ralo sem tela de proteção, piso quebrado e porta com pontos de ferrugem, área de preparo do açougue com piso quebrado, lixeiras com pedal de acionamento quebrado, área de produção da padaria com pisos com buracos e ralos quebrados. Ausência de caixa especial para atendimento de deficientes físicos. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência de alvará de funcionamento.

9 – Grand Marché (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6870 – Itaipu): Vencidos: 1kg e 260g de rosbife, 1kg de pasta de tomate seco. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Problemas estruturais: ralos na entrada das câmaras frigorificas sem tela de proteção e não sifonados. Ausência do cartaz com endereço e telefone do Procon.

10 – Rainha (Av. 22 de Maio, 4474 – Itaboraí): Piso quebrado na câmara de congelados.

11 – Multi Market (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 2050 – Itaipu): Vencidos: 5kg e 300g de mortadela, 2kg e 800g de peito de peru, 1kg de lombo canadense. Problemas estruturais: ferrugem e buraco na porta da câmara de laticínios, prateleiras com pontos de ferrugem na câmara resfriada do açougue. Ausência de duas balanças de precisão. Ausência de caixa especial para atendimento de deficientes físicos.

12 - Multi Market (Av. Afonso Salles, s/n – Itaboraí): Vencidos: 2kg e 300g de pizza. Sem especificação de validade: 5kg e 300g de pontas de frios. Problemas estruturais: câmara resfriada de laticínios com chão rugoso e com buracos, câmara congelada de carnes com piso rugoso, com buracos e ralo sem tela de proteção, área de preparo do açougue com pisos quebrados, câmara resfriada do açougue com piso rugoso com buracos e trilhos com pontos de ferrugem. Ausência de uma balança de precisão. Ausência de caixa especial para atendimento de deficientes físicos. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil