Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 10 padarias na Tijuca

17.10.2018 - 16:10
20181017_115202edt_1539803409.97.jpg

O Procon Estadual realizou mais uma ação de fiscalização em padarias nesta quarta-feira (17/10). Os fiscais autuaram todas as 10 padarias vistoriadas no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio. Foram descartados 35kg e 610g de alimentos impróprios ao consumo.

A padaria Kipão da Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 147) armazenava cerca de oito kg de produtos sem especificação de validade entre frios, frango desfiado, massa salgada e carne seca. A estrutura interna da padaria apresentou problemas estruturais. A cozinha estava com o ralo quebrado e sem proteção contra insetos, o teto tinha rachaduras e estava descascando, os pisos quebrados e rugosos, o balcão estava com ferrugem e, no entorno, havia mofo e acúmulo de água, além de sujeira e gordura nas paredes e utensílios da cozinha. Os fiscais encontraram refrigerantes armazenados diretamente sobre o chão e quatro botijões de gás em uso, mesmo sem ter no estabelecimento um certificado do Corpo de Bombeiros que permitisse isso. Além desse documento, estavam ausentes o alvará de funcionamento, o certificado de potabilidade da água, certificado de dedetização e o Livro de Reclamações. Alguns produtos estavam sem preços.

Na padaria Erbom (Rua Uruguai, 302) a porta para área externa, apesar de possuir tela de proteção, era insuficiente para proteger contra a entrada de insetos. A câmara refrigerada estava com ferrugem nas prateleiras e a cozinha tinha ralo e piso quebrados e nela não havia tela de proteção contra insetos. Lá, os fiscais encontraram 2kg de composto lácteo e 400g de leite em pó vencidos, além de6kg e 500g de frutas cristalizadas e1kg e 600g de uvas passas sem especificação de validade. O local também não possuía alvará de funcionamento e os certificados do Corpo de Bombeiros, de potabilidade da água e de dedetização.

Balanço da Fiscalização

1 - Maria José (Rua Afonso Pena, 97 – Tijuca): Ausência de preços expostos À venda. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Produtos sem especificação de validade: 1kg e 700g de pontas de frios. Problemas estruturais: câmaras da padaria com batente de madeira e ralo não sifonado, cozinha com acúmulo de gordura no maquinário e utensílios, ralo com buraco.

2 – Erbom (Rua Uruguai, 302 – Tijuca): Problemas estruturais: porta para área externa com tela de proteção inadequada, câmara refrigerada com ferrugem nas prateleiras, cozinha com ralo e piso quebrados e sem tela de proteção. Vencidos: 2kg de composto lácteo, 400g de leite em pó. Produtos sem especificação de validade: 1kg e 600g de uvas passas, 6kg e 500g de frutas cristalizadas. Ausência do alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização.

3 – Tijuca Mix (Rua São Francisco Xavier, 117 – Tijuca): Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Problemas estruturais: câmaras de refrigeração com chão rugoso e porta e prateleiras com ferrugem.

4 – La Phenix Gourmet (Rua Antônio Basílio, 114 – Tijuca): Problemas estruturais: câmara de congelados com piso quebrado, placas de metal soltas, portal de madeira e mofado, câmara resfriada com portal em madeira, janela da cozinha com tela rasgada, lixeira com pedal quebrado, ralo não sifonado e com tela de proteção inadequada. Vencidos: 1kg e 200g de cereja em calda. Ausência do Livro de Reclamações.

5 – Padaria Frontal (Rua Conde de Bonfim, 183 – Tijuca): Produtos sem especificação de validade: 1L e 300ml de essências de diversos aromas. Problemas estruturais: ralo quebrado na cozinha. Ausência do certificado de potabilidade da água.

6 – Empório Lamego (Rua Conde de Bonfim, 160 – Tijuca): Problemas estruturais: prateleiras enferrujadas no estoque.

7 – Padaria Elba (Rua Conde de Bonfim, 568 – Tijuca): Vencidos: 850g de pontas de frios, 400g de molho de tomate. Produtos sem especificação de validade: 4kg e 600g de coco ralado, 300g de queijo ralado.

8 – Panificação Flor da Tijuca (Rua Major Ávila, 399 – Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Problemas estruturais: lixeira com acionamento por pedal quebrado.

9 – Casa do Pão (Rua Conde de Bonfim, 306 – Tijuca): Problemas estruturais: piso da câmara resfriada solto e com buracos. Vencidos: 700g de mousse de leite, 1kg e 800g de mousse crocante, 600g de mousse de café, 1kg e 600g de molho de alho, 2kg de mistura para donnut.

10 – Ki Pão da Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 147 – Tijuca): Produtos sem especificação de validade: 300g de queijo, 1kg e 900g de salsicha, 2kg de frango, 3kg e 500g de massa salgada, 360g de carne seca. Problemas estruturais: ralo quebrado e sem proteção, teto com rachaduras e descascando, pisos quebrados e rugoso, balcão com ferrugem, mofo e acúmulo de água, sujeiras e gordura nas paredes e utensílios da cozinha. Refrigerantes armazenados diretamente sobre o chão. Havia quatro botijões de gás em uso mesmo sem apresentação de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em produtos expostos à venda. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do Livro de Reclamações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil