Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua sete supermercados da Zona Oeste

19.10.2018 - 15:27
20181019_112140edt_1539973624.4.jpg

O Procon Estadual realizou mais uma ação de fiscalização em supermercados nesta sexta-feira (19/10). Os locais vistoriados ficavam nos bairros de Guaratiba, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz e Sepetiba, Zona Oeste do Rio. Dos oito mercados fiscalizados, sete foram autuados e 80kg e 300g de alimentos foram descartados.

Os fiscais descartaram 51kg de presunto vencidos na filial do Multi Market, localizada na Rua Justo de Moraes, 80, em Sepetiba. Lá os fiscais também constataram ausência de caixa preferencial adaptado para cadeirantes, ausência de duas balanças de precisão para uso dos consumidores, e do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon-RJ. Foram constatados problemas estruturais, tais como: piso quebrado na câmara de congelados; ralo não sifonado e sem tela de proteção na câmara do açougue; ferrugem no rodapé da área de estoque; ralo não sifonado e ausência de tela de proteção na área de preparo do açougue; piso quebrado e lixeira com pedal quebrado na padaria.

Já no Rei do Feijão, em Santa Cruz, localizado na Estrada da Pedra, Lote 4, 13768, foram descartados 23kg de pontas de carnese6kg e 300g de fígado que estavam sem especificação de data de validade. O local não apresentou os certificados do Corpo de Bombeiros, de potabilidade da água e de dedetização. Não havia exemplar do Livro de Reclamações e nem as duas balanças de precisão para utilização pelos consumidores. Entre os problemas estruturais constatados, havia ralo aberto em área de açougue,câmara de congelados com piso em cimento rugoso e porta com ferrugem, além dacâmara de frutas, verduras e legumes com piso em cimento rugoso e presença de pallets de madeira.

Não foram encontradas irregularidades na filial do Supermarket na Estrada da Matriz, 65 - Pedra de Guaratiba.

Balanço da Fiscalização

1 - Rede Economia (Estrada do Piaí, 4779 – Sepetiba): Problemas estruturais: câmara de carnes com a soleira de madeira, trilhos enferrujados, revestimento de metal da parede solto, ferrugem no portal, área do açougue com piso quebrado, câmara de congelados com buracos no piso e borracha solta na porta. Ausência de caixa preferencial adaptado para cadeirantes. Ausência de certificado de potabilidade da água.

2 – Nossa Rede (Rua Belchior da Fonseca, 30 – Barra de Guaratiba): Problemas estruturais: câmara do açougue com piso quebrado, tendais e trilhos enferrujados, câmara de congelados com piso em cimento e rugoso, área da padaria com piso quebrado e com ralo sem tela de proteção.

3 - Rede Economia (Estrada do Catraz, 2818 – Pedra de Guaratiba): Problemas estruturais: camaras frigorificas com piso rugoso, em cimento, trincado e com buracos.

4 – Rei do Feijão (Estrada da Pedra, Lote 4, 13768 – Santa Cruz): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de duas balanças de precisão. Problemas estruturais: ralo aberto em área de açougue, câmara de congelados com piso em cimento rugoso e porta com ferrugem, câmara de frutas com piso em cimento, rugoso e com pallets de madeira. Produtos sem especificação de validade: 6kg e 300g de fígado, 23kg de pontas de carnes.

5 – Super Compras (Estrada São Tarcísio, 480 – Sepetiba): Problemas estruturais: ralo não sifonado e sem tela de proteção, fiação exposta e piso rachado na área do açougue; ferrugem na porta, tendais e ganchos, borracha da porta solta e piso com buracos na câmara; piso quebrado e sem revestimento, ralos não sifonados e sem tela de proteção na padaria. Ausência de duas balanças de precisão. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de cartaz que informa a proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon.

6 – Multi Market (Rua Justo de Moraes, 80 – Sepetiba): Ausência de caixa preferencial adaptado para cadeirantes. Ausência de duas balanças de precisão. Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Vencidos: 51kg de presunto. Problemas estruturais: piso quebrado na câmara de congelados; ralo não sifonado e sem tela de proteção na câmara do açougue; ferrugem no rodapé da área de estoque; ralo não sifonado e sem tela de proteção na área de preparo do açougue; piso quebrado e lixeira com pedal quebrado na padaria.

7 – Nossa Rede (Estrada do Poá, 6001 – Sepetiba): Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Ausência de duas balanças de precisão. Problemas estruturais: ralo sem tela de proteção, fiação exposta e abertura para área externa sem tela na padaria; tendais e prateleiras enferrujadas e piso com rachaduras na câmara do açougue; porta com borracha solta e enferrujada, prateleiras enferrujadas e piso quebrado na câmara de congelados; área do balcão do açougue com lixeira sem tampa. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil