Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua cinco supermercados no Rio e um restaurante no Caxias Shopping

23.10.2018 - 16:23
20181023_104454edt2_1540322579.26.jpg

O Procon Estadual realizou uma ação de fiscalização nesta terça-feira (23/10) em diversos bairros do Rio e em Duque de Caxias. No Rio, os estabelecimentos vistoriados estavam localizados nos bairros da Penha e Ilha do Governador, na Zona Norte, e Barra, Recreio e Jacarepaguá, na Zona Oeste. Entre os nove locais vistoriados, havia um restaurante e oito supermercados. Destes, em seis estabelecimentos os fiscais estavam retornando para verificar foram sanadas irregularidades encontradas em vistoria anterior. Apenas três dos supermercados vistoriados hoje nãoforam autuados.

Os 90kg e 500g de potes de margarina vencidos foram encontrados no Atacadão, localizado na Estrada dos Bandeirantes, 3285, em Jacarepaguá. Lá os fiscais também constataram a presença de pallets de madeira nas câmaras.Os fiscais retornaram ao restaurante Beluga, localizado no Caxias Shopping, na Rodovia Washington Luiz, 2895, em Duque de Caxias, para verificar se irregularidades encontradas anteriormente haviam sido sanadas. Parte dos problemas foram resolvidos, mas o estabelecimento foi autuado novamente por irregularidades que ainda persistiam: os ralos na entrada da cozinha não eram sifonados e não possuíam tela de proteção contra insetos.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes locais: Vianense (Av. Brasil, 6288 – Maré), Assaí (Av. Maestro Paulo Silva, 100 – Jardim Carioca, Ilha do Governador), Três Marias Restaurante (Rua do Milho, 80 – Mercado São Sebastião - Penha).

Balanço da Operação

1 – Supermarket (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 2820 – Barra da Tijuca): Problemas estruturais: câmara resfriada de laticínios, de salgados e de carnes com pontos de ferrugem nas prateleiras, câmara congelada de carnes com borracha da porta solta e câmara congelada de laticínios com ralos não sifonados e sem tela de proteção.

2 – Prezunic (Av. das Américas, 13850 – Recreio): Problemas estruturais: na câmara de laticínios a placa de metal estava solta e na câmara de iogurtes a borracha de vedação da porta estava solta, além disso havia pallets de madeira.

3 – Guanabara (Av. Brás de Pina, 201 – Penha): Problemas estruturais: prateleiras com ferrugem e presença de pallets de madeira nas câmaras.

4 – Atacadão (Estrada dos Bandeirantes, 3285 – Jacarepaguá): Vencidos: 90kg e 500g de margarina. Presença de pallets de madeira nas câmaras.

5 – Beluga (Rodovia Washington Luiz, 2895 – Duque de Caxias): Problemas estruturais: ralos não sifonados e sem tela de proteção na entrada da cozinha.

6 – Assaí (Av. Ayrton Senna, 6000 – Jacarepaguá): Problemas estruturais: presença de pallets de madeira nas câmaras. Ausência de certificado de potabilidade da água.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil