Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua quatro supermercados na Barra da Tijuca e Recreio

24.10.2018 - 16:54
20181024_121256edt_1540410838.24.jpg

O Procon Estadual realizou uma ação de fiscalização na Barra da Tijuca e Recreio nesta quarta-feira (21/10). Os fiscais autuaram todos os quatro supermercados vistoriados e descartaram 46kg e 280g de produtos impróprios ao consumo.

Duas filiais dos Supermercados Zona Sul - uma na Av. das Américas, 16237, no Recreio, e outra na Av. Érico Veríssimo, 565, na Barra da Tijuca - foram autuadas devido a problemas estruturais e alimentos impróprios ao consumo. Na filial do Recreio, os fiscais descartaram 35kg de massa de pizza pronta sem especificação de validade. Na Barra, 7kg e 500g de coxa de frango estavam sem especificações quanto a sua data de manuseio e de vencimento.

Os outros dois estabelecimentos autuados foram o Hortifruti da Av. das Américas, 12.600, na Barra da Tijuca, e o Carrefour da Av. das Américas, 5159. No Hortifruti estavam vencidos2kg e 280g de frango assadoe1kg e 200g de peito de peru. A área interna de ambos os estabelecimentos possuíam piso rugoso em cimento e ralos sem proteção quanto a entrada de insetos. Além disso, os fiscais constataram que em cartazes no Carrefour, a fonte dos números do valor da parcela dos produtos na venda à prazo era exibida em tamanho superior ao do preço à vista.

Balanço da Fiscalização:

1 – Zona Sul (Av. das Américas, 16237 – Recreio): Problemas estruturais: ralos sem tela de proteção na entrada das câmaras frigoríficas; piso rugoso na câmara de congelados de carnes; buraco na entrada da câmara da padaria; piso quebrado na área do açougue. Sem especificação de validade: 35kg de pizza pronta. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

2 - Zona Sul (Av. Érico Veríssimo, 565 – Barra da Tijuca): Ausência de duas balanças de precisão. Sem especificação de validade: 7kg e 500g de coxa de frango. Problemas estruturais: piso rugoso, ralo sem tela de proteção e prateleiras enferrujadas na câmara de frios; piso em cimento, fiação exposta na câmara de peixes; ralo não sifonado, piso rugoso com acumulo de agua na câmara de carnes; porta com ferrugem, entrada da câmara de frios com piso rugoso e em cimento, ralo não sifonado e sem tela de proteção; mofo e pontos de ferrugem n teto e parede da área de verduras.

3 – Carrefour (Av. das Américas, 5159 – Barra da Tijuca): Tamanho da fonte da parcela dos produtos eram exibidos em tamanho superior ao do preço à vista. Ausência de duas balanças de precisão. Ausência de cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Problemas estruturais: ferrugem no rodapé da área de preparo de pizzas e piso rugoso na câmara de iogurtes; ralos não sifonados e sem tela de proteção.

4 – Hortifruti (Av. das Américas, 12600 – Barra da Tijuca): Ausência de uma balança de precisão. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Vencidos: 1kg e 200g de peito de peru e 2kg e 280g de frango assado. Problemas estruturais: piso em cimento e rugoso, ralos não sifonados e sem tela de proteção, piso quebrado na área da padaria.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil