Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 10 padarias na região de Jacarepaguá

29.10.2018 - 16:15
20181029_095215edt2_1540840544.83.jpg

O Procon Estadual realizou uma nova ação da Operação Pão na Chapa nessa segunda-feira (29/10). Dez padarias foram vistoriadas e autuadas em bairros da região da Baixada de Jacarepaguá. Os fiscais descartaram 80kg de produtos impróprios ao consumo.

Na padaria Flor do Tanque (Av. Geremário Dantas, 20, no Tanque), os fiscais descartaram 26kg e 600g de produtos sem especificação de prazo de validade entre frios, margarina, pão, goiabada e frango assado, e mais 1kg e 700g de pães vencidos. Não havia certificado do Corpo de Bombeiros no local. Foram constatados problemas estruturais, como: lixeiras sem tampa na área do balcão de frios, ralo aberto na câmara frigorífica, ralo não sifonado na área de preparo e freezer enferrujado por dentro.

O Castelo dos Pães, localizado na Estrada do Rio Grande, 1500, na Taquara, não apresentou o certificado de potabilidade da água e os fiscais constataram que o piso da área de preparo estava quebrado. Alguns produtos expostos à venda estavam sem preços e 15kg e 800g de frios não apresentavam a data de validade.

Tanto o Castelo dos Pães quanto a Flor do Tanque não exibiam cartazes obrigatórios: o que informa sobre Livro de Reclamações, o que tem o telefone e endereço do Procon-RJ e o de combate à violência contra a mulher.

Balanço da Operação Pão na Chapa

1 – Flor do Tanque (Av. Geremário Dantas, 20 – Tanque): Ausência do cartaz que informa sobre o Livro de Reclamações. Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Problemas estruturais: área do balcão de frios com lixeiras sem tampa, câmara frigorífica com ralo aberto, área de preparo com ralo não sifonado, freezer enferrujado por dentro. Produtos sem especificação de validade: 10kg e 500g de pontas de frios, 3kg de margarina, 3kg e 500g de goiabada, 3kg de frango assado, 6kg e 600g de pão de leite. Vencidos: 1kg e 100g de brioche de coco e 600g de broa de milho.

2 – Pão Perfeito (Estrada de Jacarepaguá, 6860 – Anil): Produtos sem especificação quanto a data de validade: 970g de doce de leite, 420g de peito de peru, 1kg de recheio de queijo e presunto, 600g de recheio de calabresa, 760g de peito de peru ralado. Problemas estruturais: piso quebrado na área de balcão de frios, lixeira quebrada na área de preparo do forno, piso com rachadura na câmara resfriada, geladeira com borracha solta, outras lixeiras com pedais quebrados na cozinha, piso com buracos, rampa de acesso para área de preparo sem revestimento. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher.

3 – Padaria Pão Gostoso (Rua Godofredo Viana, 407 – Tanque): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Problemas estruturais: ralos quebrados, lixeira sem pedal, refrigerantes armazenados diretamente sobre o chão.

4 – Padaria Lunar (Estrada de Jacarepaguá, 6414 – Anil): Produtos sem especificação de validade: 4kg de frios, 1kg de linguiça calabresa. Produtos vencidos: 200g de salame. Problemas estruturais: prateleiras de madeira na câmara de resfriados, buraco na parede, produtos armazenados diretamente sobre o chão, piso quebrado, portal de madeira, lixeiras com pedal quebrado e sem tampa, piso com buracos, utensílios e equipamentos com ferrugem e acúmulo de gordura. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz que informa a disponibilidade de água potável e gratuita.

5 – Padaria Bonny (Estrada do Cafundá, 1048 – Tanque): Ausência de cartaz que informa a disponibilidade de água potável e gratuita. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do Alvará de funcionamento. Problemas estruturais: piso e azulejo quebrados, mofo no teto, forro do teto caindo, ralo não sifonado. Produtos sem especificação de validade: 2kg e 900g de mortadela, 2kg e 200g de peito de peru, 3kg de presunto e 470g de queijo prato.

6 – Universo do Pão (Estrada de Jacarepaguá, 5011 – Freguesia): Problemas estruturais: sistema de exaustão com abertura para área externa sem tela de proteção, lixeira com pedal quebrado. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do cartaz que informa sobre o Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

7 – Castelo dos Pães (Estrada do Rio Grande, 1500 – Taquara): Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz que informa sobre o Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência de certificado de potabilidade da água. Problemas estruturais: piso quebrado na área de preparo. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Produtos sem especificação de validade: 3kg e 200g de queijo, 9kg de mortadela, 1kg e 400g de peito de peru, 2kg e 200g de pontas de frios.

8 – Padaria Nóbrega (Praça da Taquara, 41 – Taquara): Problemas estruturais: câmara fria com buracos e prateleiras de madeira, área de preparo sem tela de proteção para área externa, ralo não sifonado, balcão de preparo com ferrugem. Produtos sem especificação de validade: 1kg e 500g de carne moída cozida, 3kg de massa. Vencidos: 3kg e 300g de bolinho de bacalhau. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz que informa a disponibilidade de água potável e gratuita. Ausência do cartaz que informa sobre o Livro de Reclamações.

9 – Delli Jardim (Av. Presidente José Alencar, 1405 – Jacarepaguá): Problemas estruturais: borracha solta na porta e placa de metal solta no piso da entrada da câmara de verduras, legumes e frutas.

10 – Padaria Douro (Av. Jaime Poggi, 80 – Jacarepaguá): Vencidos: 3kg e 320g de farinha de trigo integral, 3kg e 500g de emulsificante para bolos. Problemas estruturais: piso com buracos, revestimento do teto com rachaduras, ralo sifonado quebrado e aberto, fiação exposta. Ausência de certificado de potabilidade da água Ausência de certificado de dedetização.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil