Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua três supermercados na Zona Norte do Rio

14.11.2018 - 16:35
foto1_1542220302.04.jpg

Em uma nova etapa da Operação Secos e Molhados, os fiscais do Procon Estadual estiveram em quatro supermercados da Zona Norte do Rio e autuaram três deles. A vistoria também resultou no descarte de 72kg e 700g de produtos impróprios para o consumo.

No Mundial da Rua Uranos, 945, Ramos, 54kg de corvina estavam em temperatura ambiente, sem especificação da data de validade e sem proteção, permitindo a manipulação direta por parte do consumidor. Tudo foi descartado. Já no Extra da Estrada da Água Grande, 713, Irajá, havia produtos salgados e peixes também expostos à venda sem proteção. Os fiscais determinaram o recolhimento imediato para a adequação às normas de comercialização previstas em lei.

Os fiscais verificaram que as irregularidades encontradas no Super Prix (Rua Nicarágua, 294, loja 2, Penha) em fiscalizações anteriores foram sanadas.

 

Mutirão com os bancos realizou 802 atendimentos

Realizado entre os dias 1º e 13 deste mês, o mutirão do Procon Estadual para renegociar dívidas com os bancos Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal fez um total de 802 atendimentos. Desses, 302 foram consultas ao SCPC, do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio). Em média, 70% dos atendimentos realizados pelos bancos resultaram em acordos de renegociação das dívidas dos consumidores que vieram ao mutirão.

 

Balanço da Operação Secos e Molhados:

1 - Extra (Estrada da Água Grande, 713, Irajá): Produtos vencidos: 700g de massa de mini pizza e 18kg de bolinho de bacalhau. Acúmulo de água na câmara resfriada e ferrugem no rodapé da câmara do açougue. Produtos salgados e peixes expostos à venda sem proteção, permitindo a manipulação direta por parte do consumidor. Os fiscais determinaram o recolhimento imediato.

2 - Inter (Avenida Brás de Pina, 181, Penha): Havia somente uma balança de precisão para uso do consumidor. Ralos não sifonados na entrada das câmaras congeladas.

3 - Mundial (Rua Uranos, 945, Ramos): 54kg de corvina exposta na área de venda em temperatura ambiente e sem proteção, permitindo a manipulação direta por parte do consumidor, e sem especificação da data de validade.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil