Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 15 estabelecimentos nesta quinta-feira

22.11.2018 - 17:50
20181122_095559edt_1542916247.37.jpg

O Procon Estadual realizou uma ação de fiscalização nesta quinta-feira (22/11) em bairros das zonas Norte, Oeste e Centro do Rio de Janeiro. Foram vistoriados 20 estabelecimentos entre lojas, padarias, bares e restaurantes. Os fiscais autuaram 15 deles e descartaram 37kg e 370g de produtos impróprios ao consumo.

A padaria Rigueifa - localizada na Rua Lins de Vasconcelos, 260 - armazenava 12 latas de 350ml de refrigerante vencidos e outros produtos sem especificação de prazo de validade, como: 1kg de mistura de queijo com presunto, 1kg e 100g de calabresa fatiada,500g de recheio de frangoe 300g de frios. O estabelecimento não contava com documentos importantes, como: alvará de funcionamento, certificado do Corpo de Bombeiros, Livro de Reclamações, certificado de potabilidade da água e cartazes que informam sobre o combate à violência contra a mulher e sobre a disponibilidade de água potável e gratuita para clientes. As condições de higiene eram precárias: os pisos estavam quebrados, a fiação exposta, havia buraco no teto, mofo e sujeiras nas paredes e no estoque, além de ferrugem nos equipamentos usados para fazer pão.

No restaurante La Bocca Bar e Tratoria, que fica localizado na Rua André Cavalcanti, 56, no Centro, os fiscais encontraram vencidos: 1kg e 230g de queijo muçarela,900g de presunto di parma,400g de picles,400g de pesto,200g de alcaparras e 100g de azeitona preta. Estavam sem especificação de data de validade: 700g de palmito e 500g de creme de leite. Os fiscais constataram que não havia barreira de proteção da cozinha para o salão, possibilitando a entrada de vetores. Além disso, não havia cartaz sobre o combate à violência contra a mulher e nem o certificado de potabilidade da água.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Armazém São Thiago (Rua Aurea, 26 – Santa Teresa), Bar do Mineiro (Av. Pascoal Carlos Magno, 99 - Santa Teresa), Magal (Av. Nelson Cardoso, 1267 – Taquara), Stylus (Av. Nelson Cardoso, 1284 – Taquara), Teciplast (Av. Nelson Cardoso, 1325 – Taquara).

Resumo da Fiscalização

1 – Aliança (Rua Lins de Vasconcelos, 486 – Lins): Produtos sem especificação de validade: 200g de frios, 1kg de frango, 1kg de carne seca, 100g de bacon m fatias, 300g de feijão cozido, 2kg e 900g de bucho. Problemas estruturais: pisos quebrados, lixeiras sem tampa, ralo não sifonado. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência de cartaz que informa a disponibilidade de água potável e gratuita.

2 – Bazar O Amigão (Av. Nelson Cardoso, 1251 – Taquara): Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

3 – Ateliê Cítrica (Av. Nelson Cardoso, 1285 – Taquara): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.

4 – Big Market (Av.Gomes Freire, 756 – Centro): Produtos sem especificação de validade: 5kg e 790g de aparas de carne bovina. Problemas estruturais: piso rachado, ralo não sifonado e lixeira com pedal quebrado, pontos de ferrugem no portal e grade da câmara de congelados, abertura na porta da câmara de carnes e trilhos enferrujados e chapa de reversão da câmara danificada, prateleiras da câmara de laticínios enferrujadas e outras de madeira. Ausência de cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Ausência de cartaz que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Ausência de uma balança de precisão na área de vendas para manuseio do consumidor.

5 – Brasão Português (Rua Pedro de Carvalho, 268 – Méier): Produtos sem especificação de validade: 1kg e 900g de frios. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do Livro de Reclamações.

6 – La Bocca Bar e Tratoria (Rua André Cavalcanti, 56 – Centro): Produtos vencidos: 1kg e 230g de queijo muçarela, 400g de picles, 200g de alcaparras, 100g de azeitona preta, 400g de pesto, 900g de presunto di parma, Produtos sem especificação de validade: 700g de palmito, 500g de creme de leite. Problemas estruturais: não há barreira de proteção da cozinha para o salão, possibilitando a entrada de vetores. Ausência de cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do certificado de potabilidade da água.

7 – Magia dos Pés (Praça da Taquara, 14 – Jacarepaguá): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência de cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

8 - Magia dos Pés Kids (Av. Nelson Cardoso, 1312 – Taquara): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.

9 – Óticas do Povo (Av. Nelson Cardoso, 1285 – Taquara): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.10 – Palácio dos Pães (Rua Cabuçu, 140 – Lins): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Problemas estruturais: ralos não sifonados e sem proteção de tela na cozinha.

11 – Rigueifa (Rua Lins de Vasconcelos, 260 – Lins): Produtos vencidos: 12 latas de 350ml de refrigerante. Produtos sem especificação de validade: 500g de recheio de frango, 1kg de mistura de queijo com presunto, 1kg e 100g de calabresa fatiada, 300g de frios. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência de cartaz que informa a disponibilidade de água potável e gratuita. Problemas estruturais: condições de higiene eram precárias, pisos quebrados, fiação exposta, buraco no teto, mofo e sujeiras nas paredes e estoque, ferrugem nos equipamentos de fazer pão.

12 – Rio Bel Cosméticos (Av. Nelson Cardoso, 1325 – Taquara): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

13 – Padaria Santa Carolina (Rua Carolina Santos, 74 – Méier): Produtos vencidos: 2kg e 800g de batata palito congelada, 4kg de tender, 145g de sanduíche. Produtos sem especificação de validade: 1kg e 700g de salsicha, 2kg e 700g de massa e salgados diversos, 3kg e 500g de recheio de frango, 2kg de milho cozido. Problemas estruturais: condições de higiene eram precárias, pisos quebrados, ferrugem nos equipamentos, lixeira sem tampa, fiação exposta, acúmulo de sujeira no chão. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência de cartaz que informa a disponibilidade de água potável e gratuita.

14 – Sonho dos Pés (Av. Nelson Cardoso, 1312 – Taquara): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.

15 – Expresso Point (Rua da Alfândega, 80 – Centro): Problemas estruturais: ventilador sujo, lixeira sem tampa e um ralo não sifonado. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações do estabelecimento.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil