Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua quatro restaurantes em Icaraí

07.12.2018 - 15:29
20181207_105614edt_1544203746.43.jpg

O Procon Estadual fiscalizou restaurantes em Niterói nesta sexta-feira (07/12). A primeira ação da Operação Trampolim esteve em cinco estabelecimentos de uma região gastronômica no bairro de Icaraí. Quatro locais foram autuados e 23kg e 750g de produtos impróprios ao consumo foram descartados.

O Japa (Rua Dr. Leandro Mota, 144) armazenava 17kg de produtos sem especificação de validade, entre pele de salmão, lula e salmão. Já o restaurante Cattleya (Rua Dr. Leandro Mota, 142) armazenava 3kg e 850g de produtos vencidos, entre molhos e batata rústica. Outros 2kg e 900g de produtos, entre bacon, molho e frutos do mar, não estavam devidamente rotulados com informações de vencimento.

No Salve Simpatia(Rua Dr. Leandro Mota, 2) não foi apresentado aos fiscais o certificado de potabilidade da água e não havia no estabelecimento o cartaz com o telefone 151 e o endereço do Procon-RJ. O cartaz também estava ausente no Bar Predileto (Rua Mariz e Barros, 396), que não tinha o cartaz sobre a disponibilidade de água potável e gratuita para clientes, nem o Livro de Reclamações. No bar foram encontrados problemas estruturais: ralo sem tela de proteção, geladeira com ferrugem, piso quebrado e lixeira com pedal inoperante.

Não foram encontradas irregularidades no seguinte estabelecimento: Confraria (Rua Dr. Leandro Motta, 148 – Icaraí).

O nome da operação é uma referência ao trampolim de Icaraí, um dos cartões postais de Niterói nos anos 30 e 40 do século passado. Com projeto do arquiteto Luiz Fossati, o trampolim era de concreto armado, tinha 12 metros de altura e seu desenho remetia a um pássaro de asas abertas.

Balanço da Operação Trampolim

1 – Bar Predileto (Rua Mariz e Barros, 396 – Icaraí): Ausência de cartaz sobre a disponibilidade de água potável e gratuita. Ausência do Livro de Reclamações. Problemas estruturais: ralo sem tela de proteção, geladeira com ferrugem, piso quebrado, lixeira com pedal inoperante.

2 – Cattleya (Rua Dr. Leandro Mota, 142 – Icaraí): Produtos vencidos: 650g de molho de ervas, 400g de molho pesto, 800g de batata rústica, 1kg de molho de queijo, 1kg de mostarda preta. Produtos sem especificação de validade: 1kg de bacon, 400g de frutos do mar, 1kg e 500g de molho de tomate. Problemas estruturais: lixeira com pedal quebrado. Ausência do certificado de potabilidade da água.

3 – O Japa (Rua Dr. Leandro Mota, 144 – Icaraí): Produtos sem especificação de validade: 12kg de pele de salmão, 2kg de lula, 3kg de salmão.

4 – Salve Simpatia (Rua Dr. Leandro Mota, 2 – Icaraí): Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil