Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua quatro churrascarias em Jacarepaguá nesta segunda-feira

10.12.2018 - 15:32
20181210_112433EDT_1544463167.85.jpg

Os fiscais do Procon Estadual realizaram nesta segunda-feira (10/12) uma nova ação de fiscalização da Operação Navalha na Carne, que visa churrascarias. Foram vistoriados quatro estabelecimentos na região de Jacarepaguá e todos foram autuados. A Operação Navalha na Carne descartou 60kg e 400g de alimentos impróprios ao consumo.

Quase metade dos alimentos descartados nesta ação estava armazenado na churrascariaLaço de Ouro (Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes, 154 – Taquara). Lá os fiscais encontraram 2kg e 900g de presunto vencidos e outros 26kg de carne bovina sem especificação de validade e manipulação. Além disso, a câmara frigorífica estava com problemas em sua estrutura, necessitando reparo.

Na Churrascaria Lampião (Estrada dos Bandeirantes, 367 – Taquara) foram descartados 7kg de salmão, 2kg de alcaparras e 700g de chocolate vencidos e outros3kg de palmito e2kg e 800g de mostarda sem especificação de prazo de validade. O restante dos alimentos descartados estava na Cavallino (Rua General Miguel Ferreira, 2 – Taquara), onde foram encontrados 8kg de cavaquinha e 8kg de frango sem rotulagem e, por isso, sem data de vencimento.

A churrascaria Boutique da Carne (Estrada do Pau Ferro, 522 – Pechincha) não possuía problemas na armazenagem de produtos, mas estavam ausentes alguns documentos necessários ao seu funcionamento, como certificado de dedetização, e cartazes obrigatórios que não estavam sendo exibidos, como o que informa o fornecimento de água gratuita ao consumidor. A parte interna da sua câmara frigorifica estava com ferrugem e um ralo sem tela de proteção.

Balanço da Operação Navalha na Carne

1 – Laço de Ouro (Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes, 154 – Taquara): Problemas estruturais: ralo não sifonado e sem tela de proteção na câmara frigorifica e na cozinha, fiação exposta e porta da cozinha para área interna aberta e sem tela de proteção. Produtos sem especificação de validade: 17kg de rabada, 9kg de cupim. Produtos vencidos: 2kg e 900g de presunto.

2 – Boutique da Carne (Estrada do Pau Ferro, 522 – Pechincha): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz que informa a disponibilidade de água filtrada e gratuita. Problemas estruturais: ponta de ferrugem na parte interna da câmara frigorifica, ralo sem tela de proteção. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização.

3 – Cavallino (Rua General Miguel Ferreira, 2 – Taquara): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Problemas estruturais: piso quebrado e ralo não sifonado e sem tela de proteção. Produtos sem especificação de validade: 8kg de cavaquinha e 8kg de frango.

4 – Churrascaria Lampião (Estrada dos Bandeirantes, 367 – Taquara): Problemas estruturais: ferrugem na porta da câmara frigorifica, piso com rachaduras e lixeira com pedal inoperante, prateleira com ferrugem. Produtos vencidos: 7kg de salmão, 2kg de alcaparras, 700g de chocolate. Produtos sem especificação de validade: 2kg e 800g de mostarda, 3kg de palmito.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil