Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 16 estabelecimentos de shoppings da Barra da Tijuca

13.12.2018 - 15:45
IMG_20181213_123554edt_1544723127.39.jpg

O Procon Estadual realizou nesta quinta-feira (13/12) nova fiscalização em estabelecimentos de shoppings. Desta vez, os fiscais vistoriaram 27 lojas e restaurantes no Barra Shopping e no New York City Center.Desses locais, 16 foram autuados. Foram descartados 27kg e 196g de produtos impróprios ao consumo.

Os fiscais descartaram produtos sem especificação de prazo de validade nos dois estabelecimentos vistoriados no New York City Center: Balada Mix e Camarada Camarão. No primeiro, foram descartados 5kg de calda de chocolate,2kg e 600g de molho chimichurri,900g de chantilly, 750g de batata frita congelada e 750g de batata frita noisette. Os fiscais também encontraram uma lixeira sem tampa e outra com pedal quebrado. Já no Camarada Camarão, havia 976g de tomate seco,300g de ketchup e100g de coco desidratado impróprios ao consumo. Entre os problemas estruturais encontrados, a câmara resfriada estava com prateleiras enferrujadas e os ralos da cozinha não tinham tela de proteção.

No Barra Shopping, os fiscais descartaram no Vegano 1kg de aveia e 1kg de quinoa vencidos, além de 600g de ketchup,380g de catupiry,300g de mostarda e 190g de queijo muçarela que estavam sem especificação de data de vencimento. Não foi apresentado o certificado de potabilidade da água do estabelecimento e não eram exibidos os cartazes do combate à violência contra a mulher, da disponibilidade da água filtrada e gratuita para clientes, dotelefone e endereço do Procon-RJ, além doLivro de Reclamações.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos do Barra Shopping: Artex, Avelã, Bagaggio, Bibi Sucos, Crepe Locks, Drops, Feranda, L´Equipe, Riachuelo, Le Postiche e Polishop.

Balanço da Operação

1 – Benkei (Barra Shopping): Problemas estruturais: geladeira com pontos de ferrugem, pisos rachados, ralo sem tela de proteção. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

2 – Cantina Buonasera(Barra Shopping): Problemas estruturais: ralo não sifonado quebrado na área da cozinha, próxima a porta de serviço, rodapé da câmara congelada com ferrugem.

3 – Cris Roberto(Barra Shopping): Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

4 – Galetos(Barra Shopping): Problemas estruturais: ralos abertos, sem tela de proteção. Produtos sem especificação de validade: 770g de galeto, 2kg e 600g de paio defumado, 3kg e 500g de cebola empanada. Ausência de autenticação no Livro de Reclamações.

5 – Lior(Barra Shopping): Ausência de preços nos produtos expostos à venda.

6 – Lupo(Barra Shopping): Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

7 – Nike(Barra Shopping): Ausência de preços nos produtos expostos à venda.

8 – Oriento(Barra Shopping): Problemas estruturais: pisos quebrados na área de preparo. Ausência do certificado de potabilidade da água.

9 – Porto do Sabor(Barra Shopping): Ausência do certificado de potabilidade da água.

10 – Quem disse, Berenice?(Barra Shopping): Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

11 – Trifil(Barra Shopping): Ausência de preços nos produtos expostos à venda.

12 – Vegano(Barra Shopping): Produtos vencidos: 1kg de aveia, 1kg de quinoa. Produtos sem especificação de validade: 600g de ketchup, 300g de mostarda, 380g de catupiry, 190g de queijo muçarela. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz sobra a disponibilidade da água filtrada e gratuita. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

13 – Viena(Barra Shopping): Problemas estruturais: fiação exposta, chão sem revestimento. Produtos sem especificação de validade: 5kg e 300g de massa de pizza. Produtos vencidos: 180g de patê de azeitona.

14 – Zelo(Barra Shopping): Ausência de preços nos produtos expostos à venda.

15 – Balada Mix (New York City Center): Produtos sem especificação de validade: 5kg de calda de chocolate, 900g d chantilly, 750g de batata frita congelada, 750g de batata frita noisette, 2kg e 600g de molho chimichurri. Problemas estruturais: lixeira sem tampa, lixeira com pedal quebrado.

16 - Camarada Camarão (New York City Center): Problemas estruturais: câmara resfriada com prateleiras enferrujadas, ralos sem tela de proteção na cozinha. Produtos sem especificação de validade: 976g de tomate seco, 100g de coco desidratado, 300g de ketchup.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil