Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 11 estabelecimentos do Shopping Jardim Guadalupe nesta segunda

17.12.2018 - 16:29
IMG_20181217_113720edt_1545071356.25.jpg

O Procon Estadual realizou nesta segunda-feira (17/12) mais uma ação da Operação Hora do Lanche. A vistoria ocorreu em restaurantes e lanchonetes da praça de alimentação do Shopping Jardim Guadalupe, localizado na Av. Brasil, 22155. Dos 12 locais fiscalizados, não foram encontradas irregularidades apenas em um deles: a filial do Spoleto. Foram descartados 13 kg de alimentos em dois restaurantes.

Os fiscais descartaram 8kg e 400g de produtos sem especificação de prazo de validade na Chopperia Desce Gelo. Entre os alimentos impróprios, havia molhos, queijos e manteiga. O estabelecimento não possuía alvará de funcionamento, certificados de dedetização e de potabilidade da água, nem um exemplar do Livro de Reclamações. Lá também não eram exibidos os cartazes do telefone e endereço do Procon-RJ, sobre o combate à violência contra a mulher e sobre a disponibilidade da água filtrada e gratuita para clientes.

No Via Pizza foram descartados2kg e 100g de mostarda,1kg e 500g de molho barbecue, 500g de ketchup e 500g de linguiça calabresa que estavam sem especificação de data de vencimento. No local os fiscais constataram piso quebrado na cozinha e tubulação de circulação de ar sem tela de proteção. Também estavam ausentes no estabelecimento o certificado de potabilidade da água e os exemplares do Código de Defesa do Consumidor e do Livro de Reclamações. Além disso, não eram exibidos os cartazes com o telefone e endereço do Procon-RJ, o de combate à violência contra a mulher e o da disponibilidade da água filtrada e gratuita para clientes.

Balanço da Operação Hora do Lanche

1 – Vivenda do Camarão: Problemas estruturais: pontos de ferrugem nas prateleiras das geladeiras do estoque. Ausência do certificado de potabilidade da água.

2 – Bob´s: Ausência do certificado de potabilidade da água. Problemas estruturais: piso quebrado. Ausência do cartaz sobre o combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz sobre a disponibilidade da água filtrada e gratuita. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

3 – Burger King: Problemas estruturais: piso quebrado na câmara frigorifica, ralo quebrado na área de preparo. Ausência do certificado de potabilidade da água.

4 – Desce Gelo: Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz sobre o combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz sobre a disponibilidade da água filtrada e gratuita. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de alvará de funcionamento. Produtos sem especificação de validade: 200g de queijo, 1kg e 800g de geleia de pimenta, 700g de mostarda, 700g de molho de alecrim, 5kg de manteiga.

5 – Giraffas: Problemas estruturais: borracha de vedação da câmara frigorifica danificada e com mofo. Ausência do certificado de potabilidade da água.

6 – Mega Matte: Ausência do certificado de potabilidade da água.

7 – Parmê: Problemas estruturais: ralo sem ser sifonado e sem tela de proteção na cozinha. Ausência do certificado de potabilidade da água.

8 – Subway: Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Problemas estruturais: pontos de ferrugem na geladeira da copa. Ausência do certificado de potabilidade da água.

9 – Via Pizza: Problemas estruturais: piso quebrado na cozinha, tubulação de circulação de ar sem tela de proteção. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz sobre o combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz sobre a disponibilidade da água filtrada e gratuita. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Produtos sem especificação de validade: 1kg e 500g de molho barbecue, 2kg e 100g de mostarda, 500g de ketchup, 500g de linguiça calabresa.

10 – Bathateria Du Bom: Ausência do Livro de Reclamações. Problemas estruturais: piso quebrado na cozinha, freezer com ferrugem, lixeira com pedal inoperante.

11 – Billy The Grill: Problemas estruturais: pontos de ferrugem nas prateleiras do estoque. Ausência do certificado de potabilidade da água.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil