Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE GOVERNO
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual realiza levantamento de preços de medicamentos

12.02.2019 - 16:55
2254edt_1549997708.6.jpg

A equipe de Estudos e Pesquisas do Procon Estadual realizou uma pesquisa de preços dos medicamentos mais vendidos entre 2013 a 2017, segundo ranking de 20 produtos elaborado pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma).

A pesquisa envolveu 16 drogarias, distribuídas por quatro bairros de zonas geográficas distintas da região metropolitana do Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, na Zona Oeste, Leblon, na Zona Sul, e Centro do Rio, além do Centro deNova Iguaçu, na Baixada Fluminense.Foram pesquisados 20 medicamentos, totalizando 61 produtos devido a apresentação de alguns deles em dosagens diferentes.

O levantamento de preços foi realizado presencialmente pela equipe entre os dias 29 de janeiro e 04 de fevereiro de 2019 em lojas físicas de diversas redes de drogarias, como: Pacheco, Venâncio, Drogasmil, Onofre, Farma Hall, Drogas Raia, Drogarias Max, Pop e Galanti.

Em alguns estabelecimentos, os preços informados possuem desconto devido a convênios firmados entre as drogarias e os planos de saúde ou laboratórios.

O Diretor de Estudos e Pesquisas do Procon-RJ, Almir Marinho, ressalta a importância da pequisa de preços: “o consumidor deve pesquisar para decidir onde realizar suas compras. É essencial para sua disponibilidade financeira".

A comparação de preços na pequisa de acordo com a localização geográfica aponta diferenças de valores que podem ajudar na hora de escolher onde comprar. O consumidor pode consultar os preços encontrados pelos estabelecimentos comerciais pesquisados por nossa equipe acessando as planilhas nesse link. As planilhas estão divididas por região e ao final existe uma comparação de preços entre os medicamentos por região e uma média de preços por produto.

É importante observar que alguns itens pesquisados estavam em falta em alguns dos estabelecimentos. No entanto, é possível que o consumidor tenha uma média do valor que pode ser encontrado.

O Procon/RJ destaca que a pesquisa é um retrato da ocasião em que el foi realizada e que não há garantia de que opreço praticado nas datas do levantamento ainda sejam os mesmos oferecidos ao consumidor.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil