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CONSUMIDOR / recall

Recall: Subaru Impreza, XV, Forester, WRX e STI

29.03.2019 - 14:57

A Caoa Montadora de Veículos Ltda, distribuidora da marca de veículos Subaru Corporation - Japão, convocou para recall os proprietários dos veículos Subaru Impreza, XV, Forester, WRX e STI (importados), com data de fabricação entre 01 de julho de 2018 até 30 de outubro de 2015.

O motivo do chamado é devido a falha no Interruptor de Luz de Freio. Alguns veículos podem apresentar mau contato nos terminais internos do Interruptor de Luz de Freio, resultando no não acendimento das luzes traseiras de advertência, quando o pedal de freio é acionado.

A causa da falha é devido o uso de produtos à base de Silicone, tais como produtos de limpeza e lubrificantes, quando aplicados próximo a região do pedal de freio, podem fazer com que este material penetre dentro do Interruptor formando película isolante nos contatos internos, não permitindo que as luzes de freio se acendam quando o pedal é acionado.

Para evitar a infiltração de Silicone no interior do Interruptor, a Subaru determinou que seria necessário o desenvolvimento de um novo mecanismo interno no Interruptor com as faces de seus contatos na forma obliqua.

Caso o problema ocorra, implicará na falta de alerta luminoso sobre a aplicação de freio para os motoristas de veículos que trafegam atrás do veículo em questão, ou seja, as luzes de freio não se acenderão.

Com esse problema, as luzes de advertêcnia do controle dinâmico de estabilidade "VCD" e do "ABS" se acenderão no painel de instrumentos, alertando o condutor.

Mesmo não afetando a frenagem do veículo, caso o problema ocorra, poderá haver riscos de colisão traseira devido ao não acendimento das luzes de freio, que podem causar lesões graves ou fatais aos acupantes e terceiros. Quando estacionado, poderá haver o impedimento da partida do motor, e a impossibilidade da liberação da alavanca de marchas da posição "P" (parking).

A empresa relata que até o momento que a campanha de chamamento se iniciou, não havia sido registrado quaisquer tipos de acidentes desta natureza, envolvendo os produtos acima relacionados.

O início do atendiemnto será à partir de 13 de maio de 2019, quando as peças estarão disponíveis para substituição. O serviço é gratuito e o tempo de realização será de aproximadamente 30 minutos.

Para agendar o serviço, o proprietário do veículo deverá entrar em contato com a Central de Atendimento ao cliente SUBARU, através do telefone 0800 770 2011 (ligação gratuita). 

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.

 
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