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PROCON-RJ móvel atinge 25 mil atendimentos em dois anos

09.11.2011 - 17:47
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O projeto PROCON móvel comemora dois anos de sucesso, com a marca de 25 mil atendimentos em comunidades onde não há postos de defesa do consumidor. Criado para orientar moradores sobre o consumo consciente, o projeto superou as expectativas e se tornou um modelo para outros estados como Acre, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Brasília, Espírito Santo, Alagoas e Minas Gerais.

- Este é o resultado de mais uma parceria de sucesso com o Ministério da Justiça. Os dois veículos com equipes de advogados, estagiários e funcionários do órgão levam mais que orientação aos consumidores, também levam direito e cidadania à população carioca, garante o presidente da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor, José Bonifácio F. Novellino.

Criado em novembro de 2009, o PROCON móvel já esteve em 12 comunidades entre eles o Complexo do Alemão, antes e depois da ocupação da UPP, Rocinha, Cidade de Deus, Preventório (Niterói), Terreirão (Recreio), Santa Marta, Cantagalo, Rio das Pedras, Borel, Curicica, Mineira e Barra Sul. Mas, o trabalho não se limita às comunidades da cidade.

O projeto também subiu a serra, no início do ano, indo ao encontro das vítimas das chuvas em Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis e Itaipava para levar apoio, orientações e esclarecimento. Além de tirar dúvidas, as equipes itinerantes trabalham para educar, informar e processar as reclamações. Em pesquisa feita pelo órgão registramos que 43% dos moradores dos locais visitados não conhecem o Código de Defesa do Consumidor e 31% nunca buscaram informações sobre os programas de defesa e proteção.

- A maior parte dos problemas apresentados é resolvida com orientação ou um simples telefonema, sem muita burocracia. Alguns consumidores não têm o mínimo conhecimento de seus direitos e, por isso, acabam sendo lesados ou arcando com o prejuízo. Eles não sabem a quem ou onde recorrer para reclamar - afirma o coordenador do PROCON móvel, o advogado Antonio Lameirão Neto.

O projeto passou a contar também com um valioso aliado nas comunidades que é a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A segurança proporciona mais liberdade de ir e vir da população, o que favorece o trabalho de conscientização dos profissionais envolvidos junto às pessoas. PROCON móvel em ação Em média, 1600 consumidores são atendidos por etapa, mas em alguns locais esse número pode ser muito superior.

Na comunidade do Terreirão por exemplo, 2798 pessoas foram atendidas; no Borel, 2491, e no Santa Marta, 2382 procuraram o serviço. Para promover as ações, o PROCON móvel fecha parcerias com órgãos do Estado, do município e empresas privadas, que não fazem parte do cadastro de reclamações.

Este ano, no Dia Mundial do Consumidor comemorado em 15 de março, duas equipes de atendentes foram deslocados para ouvir a população do Rio de Janeiro, na Praça XV, e de Niterói, na Praça Araribóia.

Todas as informações solicitadas estão registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) e podem ser consultadas via internet através do site: http://portal.mj.gov.br/SindecNacional/reclamacao.html.

As campeãs de reclamações nas duas unidades do PROCON móvel são as operadoras de telefonia móvel e fixa, por cobranças indevidas e serviços não solicitados; serviços essenciais (luz, água, gás), por cobranças e cortes indevidos; e cartões de créditos, principalmente os enviados sem solicitação.

As instituições financeiras também figuram na lista, por cobranças de tarifas abusivas; além de lojas de varejo, por produtos com defeito, recusa da entrega alegando área de risco e a entrega de itens diferentes dos adquiridos.

Leia essa e outras informações no site do governo do Estado: www.rj.gov.br
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