Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE GOVERNO
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Postos Ipiranga mudam publicidade no Rio de Janeiro após fiscalização do Procon Estadual

03.04.2019 - 10:05
site_1554296576.22.jpg

O Presidente do Procon Estadual, Cássio Coelho, realizou nesta segunda-feira (01/04) uma reunião com Guido Silveira, Diretor Jurídico do Grupo Ipiranga, e João Batista Cursino de Moura, Vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, de Lubrificantes e de Lojas de Conveniência do Município do Rio (Sindcomb Rio). O objetivo do encontro foi apresentar o novo material do Ipiranga da campanha publicitária do aplicativo para Smartphones “Abastece Aí”. No dia 11 de março, fiscais do Procon-RJ realizaram a primeira ação da Operação Ilusão de Ótica, que mandou retirar de vários postos de combustíveis da rede Ipiranga na cidade do Rio, cartazes e placas da campanha do aplicativo que induziam o consumidor ao erro. A partir dessa segunda, o novo material publicitário da campanha começou a substituir o anterior a partir de terça-feira (02/04) em todos os 2.100 postos de combustíveis da rede Ipiranga no estado do Rio.

A ação de vistoria foi baseada em denúncia de um consumidor. Ao abastecer no posto Ipiranga, um aposentado percebeu que o preço da gasolina era diferente do anunciado no enorme cartaz que o convidou a utilizar aquele estabelecimento. O funcionário explicou, no entanto, que a oferta era apenas para clientes que efetuassem a compra de combustível através do aplicativo “Abastece Aí”, que faz parte do programa de fidelidade "Km de Vantagens Ipiranga". Estas informações, quando aparecem nos cartazes, estavam muito pequenas. O consumidor não tinha conhecimento de forma clara, precisa e ostensiva de quanto de fato deveria pagar de gasolina ou etanol se não usar o aplicativo.

A Diretoria Jurídica do Procon-RJ confirmou que o novo material publicitário esclarece o consumidor de forma satisfatória sobre o produto ofertado pelo aplicativo e sobre o seu valor, se for adquirido de forma tradicional. “A partir de uma denúncia, fizemos uma ação de fiscalização e os postos prontamente atenderam nosso pedido de retirada o material que confundia o consumidor. Os representantes da empresa e do sindicato nos procurou para apresentar o novo material da campanha deles. Nossa Diretoria Jurídica aprovou e ela vai ser instalado em todos os postos da rede no estado”, afirmou o ´presidente Cássio Coelho.

Também como parte da conversação, o Grupo Ipiranga se prontificou a oferecer gratuitamente aos fiscais do Procon Estadual um curso técnico com certificado e equipamento para realizar testes no laboratório da empresa e verificar se o combustível está ou não adulterado.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil