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CONSUMIDOR / recall

Recall: Mercedes-Benz diversos modelos

24.04.2019 - 17:46

PROCESSO Nº 08012.000075/2019-81

A Campanha de Recall promovida pela MERCEDES-BENZDO BRASILLTDA. tem o objetivo de convocar os consumidores a efetuarem a atualização do software do sistema multimídia.

Segundo informações da Mercedes-Benz, a Campanha de Chamamento, com início de atendimento em 10 de janeiro de 2019, abrange 776 veículos, fabricados entre outubro de 2017 e outubro de 2018, colocados no mercado de consumo com numerações de chassi não sequencial WDC0J4GW0JF321642 a WDC0J8KW0KF549267.

Em relação ao defeito que envolve os veículos, a Mercedes-Benz informou ter detectado a "possibilidade do software do módulo do sistema multimídia apresentar inconformidade técnica na detecção de presença do passageiro (...)".

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarou que "esta falha poderia gerar um sinal luminoso equivocado no painel do veículo e, em situações remotas, impedir o regular acionamento do airbag lateral do passageiro em hipótese de colisão do automóvel. Estas circunstâncias aumentariam o risco de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros".

Quanto à data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que "em11/12/2018, a MBBras foi informada por sua controladora (Daimler AG), sediada na Alemanha, sobre a possibilidade de o software do módulos do sistema multimídia apresentar inconformidade técnica na detecção de presença do passageiro nos veículos mencionados (...)".

Informou não ter conhecimento da ocorrência de acidentes relacionados ao defeito em tela em território brasileiro, bem como ressaltou que os veículos envolvidos pela falha técnica da convocação em tela foram exportados pela Alemanha a diferentes países, dentre os quais o Brasil.

Por último, comunicou que existem 19 veículos presentes no Estoque da MBBras os quais já estão incluídos na lista total dos 776 afetados.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
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