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CONSUMIDOR / recall

Recall: MAN Latin América

24.04.2019 - 18:02

PROCESSO Nº 08000.002173/2019-92

A Campanha de Recall promovida pela MAN Latin América. tem o objetivo de convocar os consumidores dos veículos VW8.160 OD, 9.160 OD, Delivery 10.160 e Delivery 13.160 a comparecer a um de seus representantes para efetuar substituição da carcaça do eixo traseiro.

Segundo informações da MAN Latin América, a Campanha de Chamamento, com início em 29 de janeiro de 2019, abrange 1.240 (mil duzentos e quarenta) unidades colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre o intervalo KR901260 a KR905927 para o modelo 8.160 OD, JR818814 a KR907943 para o modelo 9.160 OD, JR817263 a KR908153 para o modelo Delivery 10.160.

Em relação ao defeito que envolve os automóveis, a MAN Latin América informou que "foi constatada falha no processo de solda da fricção da ponteira da carcaça do eixo traseiro. Em alguns casos, pode haver o comprometimento da qualidade da união por solda, ocasionando trincas que podem evoluir para a ruptura da ponteira da carcaça.”

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarou que "em situações severas de operação do veiculo, existe a possibilidade de ocorrer a quebra do eixo traseiro e o conseqüente desprendimento do conjunto de rodas, ocasionando a perda de dirigibilidade do veiculo, podendo gerar danos físicos aos seus ocupantes e a terceiros".

Quanto à data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que "setembro de 2018(...)alerta sobre uma possível não conformidade no componente carcaça do eixo traseiro foi feito pelo Fornecedor do referido componente em decorrência de seus processos normais de acompanhamento e inspeção de qualidade. Após tal informação, a MAN realizou análises, investigações e testes em conjunto com o fornecedor de modo a confirmar a existência da não conformidade, bem seu modo de manifestação e respectivas conseqüências".

Descreveu, ainda, que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes relacionados ao defeito em tela.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
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