Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: Porsche modelos 991 e 718

26.04.2019 - 12:23

PROCESSO Nº 08000.011125/2019-95

Foi aberta Campanha de Chamamento dos veículos Porsche, modelo 991 e 718 (982), ano-modelo 2018 e 2019, em razão da possibilidade de que os sensores dos airbags laterais não se encontrem suficientemente firmes junto aos chassis e, como consequência, todo o efeito de proteção dos sistemas de retenção de impacto pode ser afetado se os airbags forem acionados em caso de acidente.

A Campanha deRecall promovida pela Porsche Brasil Importadora de Veículos Ltda. tem o objetivo deconvocar os consumidores a comparecerem a uma concessionária Porsche para que, como medida preventiva, os parafusos dos dois sensores de airbags laterais sejam verificados e, se necessário, serão readaptados.

Segundo informações da Porsche, a Campanha de Chamamento, com início do atendimento em 20 de abrilde 2019, abrange 8 (oito) automóveis, fabricados entre 23 de outubrode 2017 e 16 de maio de 2018, e colocados no mercado de consumo, com numerações de chassis compreendida entre os intervalos (WP0AB2981JS278088) até (WP0CA2980JS211638).

Em relação ao defeito que envolve osveículos, a Porsche Brasil informou ter detectado que "o defeito reside na possibilidade de que os sensores dos airbags laterais não se encontrem presos sem folga ao chassis, devido aos valores elevados de atrito ao terem seus parafusos fixados".

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarou que "Dado que os sensores de airbag laterais do veículo podem não estar aparafusados de modo suficientemente firme, todo o efeito de proteção dos sistemas de retenção de impacto pode ser afetado se forem acionados em caso de acidente?. Tal defeito, em caso de acidente, pode impedir a proteção total trazida pelo sistema de airbags laterais instalados pela Porsche? ".

Quanto à data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que "A Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, durante inspeções internas, constatou existir a possibilidade de que os sensores dos airrbags laterais não estejam presos sem folga ao chassis, devido aos valores elevados de atrito ao terem seus parafusos fixados. Diante de tal constatação, o problema foi corrigido nos veículos que estavam sendo produzidos, sendo que a Porsche foi informada preliminarmente em 11 de março 2019e, somente em 20 de março 2019 recebeu da Dr. Ing.h.c. F. Porsche AG a relação completa dos Produtos defeituosos, para que. como ação preventiva, tomasse as providências necessárias para informar as autoridades competentes e promovesse a campanha de chamamento preventivo no Brasil".

Com a mesma relevância, a Porsche informa que está desenvolvendo um plano de mídia adequado para o caso , que será submetido à apreciação com a maior brevidade possível, e desenvolveu um plano de atendimento ao consumidor, a fim de que o consumidor possa apresentar-se em uma das concessionárias autorizadas da Porsche durante o horário comercial.

Informou ainda que não foram constatados acidentes de trânsito ou danos materiais e/ou físicos decorrentes desse defeito, bem como ressalta quedevido ao fato do produto ser importado, nenhum dos Produtos foi exportado do Brasil.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil