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CONSUMIDOR / recall

Recall: Subaru diversos modelos

26.04.2019 - 16:40

PROCESSO Nº08000.009876/2019-41

Foi aberta a Campanha de Chamamento dos veículos Subaru Impreza Sedan2.0L, XV 2.0L, Forester 2.0L, WRX Sedan 2.5L e STI Sedan 2.5L, devido a um mau contato no interruptor, o conjunto de luzes traseiras do freio pode não acender quando o pedal for pressionado. Caso o problema ocorra,mesmo não afetando a frenagem do veículo,poderá haver risco de colisão traseira, causando lesões graves e, em casos extremos, fatais aos ocupantes e terceiros.

A Campanha de Recall promovida pela CAOA Montadora de Veículos LTDA tem o objetivo de convocar os consumidores para efetuar a substituição definitivado interruptor da luz de freio por peça de contramedida, que evitarão que o problema ocorra novamente. Até que a peça tenha sido trocada, a CAOA Subaru irá alertar os consumidores e proprietários para que fiquem atentos as luzes de advertências do sistema "VDC" (Controle Dinâmico do Veículo) e do sistema "ABS" (Sistema Anti-bloquelo dos Freios), no painel de instrumentos, ou em dificuldades na partida do motor, o que podem significar que o referido problema está presente. Caso afirmativo, que entre em contato imediatamente com a Concessionária Autorizada Subaru, mais próxima, levando o veículo para inspeções e verificações, e para a substituição da peça defeituosa, sem custos aos clientes.

Segundo informações da CAOA Montadora de Veículos LTDA., a Campanha de Chamamento, com início de atendimento em 13 de maiode 2019, envolve 4.665 (quatro mil seiscentos e sessenta e cinco) veículos, com data de fabricação entre 1 de julho de 2008 e 30 de outubro de 2015, Impreza Sedan 2.0 L,com numeraçõesde chassisnão sequenciais entre 9G002406 a BG019499 e CG002104 a GG112958, ano/modelo 2009 - 2016; XV 2.0 L,CG009639 a GG241376, ano/modelo 2012 a 2016; Forester 2.0L., DG002081 a GG231945, ano/modelo 2013 a 2016; WRX Sedan 2.5L, 9G002414 a EG022350, ano/modelo 2009 a 2014; STI Sedan 2.5L,BG014196 a DG021812, ano/modelo 2011 a 2013.

Em relação ao defeito que envolve osveículos, a CAOA Montadora de Veículos LTDA. informou que "devido a um mau contato no interruptor, o conjunto de luzes traseiras do freio pode não acender quando o pedal for pressionado."

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, a empresa declarou"mesmo não afetando a frenagem do veículo, caso o problema ocorra, poderá haver risco de colisão traseira, causando lesões graves e, em casos extremos, fatais aos ocupantes e terceiros."

Quanto à data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, a CAOA Montadora de Veículos LTDA. asseverou que"2011-2015: A Subaru recebeu relatório de campo de um veículo onde a luz de advertência do sistema ABS/VDC havia acendido, devido a uma falha no Interruptor da Luz de Freio. A Subaru solicitou ao fornecedor que investigasse a causa, e foi confirmada a presença de Silicone oxidado na superfície de contato do Interruptor. Além disso, a investigação encontrou que no processo de manufatura das peças relacionadas não havia nenhum produto contendo Silicone. Entretanto estimou-se que produtos contendo Silicone foram utilizados em campo, e se acumularam como Dióxido de Silício nas superfícies de contato do Interruptor, resultando na perda da condutividade elétrica. Como isso parecia ser um incidente atípico, causado por fatores externos, a Subaru determinou que nenhuma ação seria necessária, e continuou a monitorar os dados de campo para eventuais mudanças".

Neste sentido, relatou que em "Novembro de 2015 - fevereiro 2016: Com base no aumento da quantidade de relatórios técnicos, a Subaru determinou que um Interruptor de Luz de Freio com maior resistência ao silicone seria necessário, e iniciou um novo projeto e homologação.??"

Com a mesma relevância, destacou que em "Fevereiro de 2016; O Interruptor de contramedida, contendo graxa com Flúor na haste deslizante, para prevenir a infiltração do vapor de Silicone, foi introduzido na linha de produção.Março de 2016 - dezembro de 2017: A Subaru recebeu relatórios técnicos relacionados com a nova peça contendo graxa com Flúor."

Por último, enfatizou que em "Janeiro de 2018 - janeiro de 2019: A Subaru determinou que um Interruptor de Luz de Freio com um projeto mecânico diferente seria necessário. A Subaru especificou e homologou um novo Interruptor de Luz de Freio baseado em contatos desenhados com faces oblíquas.Fevereiro de 2019 - março de 2019; Baseados nos relatórios técnicos recebidos de seu mercado local, a Subaru decidiu conduzir um recall voluntário no Japão. Embora a Subaru não tenha recebido nenhum relatório do Brasil, porém os veículos comercializados no Brasil são substancialmente similares aos do mercado japonês, a Subaru decidiu conduzir um recall voluntário de segurança para o mercado brasileiro."

No tocante a indicação de providências adotadas e medidas propostas para resolver o defeito: "Comunicado imediato de alerta para os clientes sobre o problema e convocação para a troca das peças nas oficinas credenciadas. Preparação de literatura técnica para a Rede de Concessionárias Autorizadas Subaru orientando-as a executar a substituição das peças envolvidas. Recebimento das peças de contramedida por parte da Subaru e fornecedores, e envio às Concessionárias autorizadas para executarem os serviços de substituição. Substituição definitiva dos Interruptores de Luz de Freio por peças de contramedida, que evitarão que o problema ocorra novamente, sem custos aos clientes."

Informou ainda que não houve até o momento, nenhum registro de acidente desta natureza, envolvendo os produtos acima relacionados.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
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