Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual pede esclarecimentos à Amil e Rede D´Or sobre descredenciamento

30.04.2019 - 18:11
Hospital-Quinta-DOr-case-WK-Portal-ERP_1556658692.61.png

O Procon Estadual envia nesta terça-feira (30/04) notificação a Amil e a Rede D´or pedindo esclarecimentos sobre o descredenciamento da rede de hospitais no plano de saúde. Em um e-mail recebido por alguns de seus clientes em 27 de Abril, a Amil anunciou que diversos hospitais serão descredenciados de seus planos de saúde à partir do dia 21 de junho. No entanto, o comunicado não cita a quantidade ou o nome dos hospitais e nem informa quais serão as consequências para os consumidores que já estão utilizando os hospitais e nem justificou o descredenciamento. De acordo com notícias divulgadas na imprensa, no Rio de Janeiro serão descadastrados todos os hospitais da Rede D'Or São Luiz.

Para o Presidente do Procon Estadual, Cássio Coelho, “ficou faltando o dever de informar corretamente aos clientes, além de, em alguns casos, haver o descumprimento do artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), no que diz respeito à oferta. Há casos em que o consumidor contratou o plano justamente por ter em sua rede de credenciados os hospitais da Rede D´or”, ressalta.

Por isso, a equipe jurídica da Autarquia fez uma notificação questionando, tanto a empresa de plano de saúde quanto a rede de hospitais, os motivos pelos quais houve tal descredenciamento, além das informações claras e precisas sobre quais consumidores são afetados diretamente. É necessário informar quais hospitais estão disponíveis aos clientes e quais foram descredenciados, não podendo haver dúvidas quanto a que hospital o consumidor deve se dirigir no caso de uma emergência.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil