Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Bomba Limpa lacra bicos de bombas de combustíveis em postos de Parada de Lucas e Cachambi

16.05.2019 - 12:41
20190515_140611EDT_1558021290.99.jpg

Nesta quarta-feira (15/05), foi realizada mais uma ação da Operação Bomba Limpa com a participação de fiscais do Procon Estadual,da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo e Relações Institucionais, da Secretaria de Estado de Fazenda, da Polícia Civil e do Inmetro. Foram fiscalizados três postos de combustíveis: um em Nova Iguaçu, um em Parada de Lucas e outro no bairro do Cachambi. Dois estabelecimentos foram autuados e tiveram bicos de combustíveis lacrados.

No Posto Maba (Av. Brasil, 16619, Parada de Lucas) os fiscais verificaram que a canaleta de contenção de combustível estava obstruída e vazava óleo em direção a via pública, constituindo risco à segurança do consumidor. O bico da bomba foi lacrado. No teste de volume de combustível realizado pelo Inmetro e aferido com o galão de 20 litros, foi constatada fraude conhecida como "bomba baixa" em um bico de etanol. O resultado foi de 120ml abaixo do volume que deveria registrar (a tolerância é de 60ml) e foi lacrado pelo por estar vazando combustível. Neste mesmo posto foi constatada também a ausência de preço em produtos expostos à venda, ausência de autenticação no Livro de Reclamações e ausência de licença de operação ambiental. O documento deve ser apresentado na sede do Procon Estadual no prazo de 48 horas.

No Posto Suburbano (Av. Dom Helder Câmara, 5891, Cachambi) havia registros no Livro de Reclamações que não foram encaminhados ao Procon. No teste de volume dos combustíveis, os representantes do Inmetro constataram "bomba baixa" em um bico de gasolina aditivada (resultado da aferição foi de 90ml abaixo do volume que deveria constar) e em um de gasolina comum (resultado da aferição foi de menos 100ml). Os bicos foram lacrados. Também foi verificado que o galão medidor de 20 litros do posto não estava fazendo a medição de forma correta, ele apresentou diferença de 100ml a menos de combustível.

No Posto Imperial(Rodovia Presidente Dutra, s/n° km 180, em Nova Iguaçu), um dos extintores de incêndio, localizado na ilha de combustível, estava despressurizado, sendo substituído durante a fiscalização.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil