Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descarta cerca de 40kg de alimentos em supermercado de Maricá

16.05.2019 - 13:43
site_1558030399.02.jpg

Os fiscais do Procon Estadual do Rio de Janeiro estiveram nessa quarta-feira (15/05) em Maricá e São Gonçalo para vistoriar três estabelecimentos a pedido do Ministério Público. Dois deles foram autuados e 42kg e 900g de alimentos impróprios ao consumo, descartados.

Os fiscais descartaram 42kg e 900g de alimentos impróprios ao consumo no Multi Market da Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, 15, Inoã, em Maricá. Entre os produtos, estavam vencidos 4kg de doce de soro de leite, e sem especificação quanto a data de manipulação e nova validade havia 1kg e 500g de cogumelo. Na área de vendas, foram encontrados 36kg de bacalhau expostos em contato direto com o consumidor, sem proteção, com a presença de moscas pousando sobre o produto. Também foi encontrado 1kg e 400g de carne previamente moída armazenada em cima da máquina de moagem. Todos os produtos foram inutilizados por iniciativa do representante do estabelecimento na frente dos fiscais. Os trilhos da câmara de desosso estavam enferrujados, o piso das quatro câmaras do estabelecimento estava rugoso, havia buraco na tela da área de estoque e não há espaço suficiente para a passagem de cadeira de rodas no caixa preferencial.

Na filial do Banco Itaú, localizada na Rua Dr. Alfredo Backer, 273, em Mutondo, São Gonçalo, foi constatado que os guarda- volumes não apresentam chaves individuais, o caixa eletrônico elencado pela agência como prioritário e para pessoas com necessidades especiais não possuía altura diferenciada das demais para atender adequadamente cadeirantes, o tempo de espera para atendimento dos consumidores nos caixas era, no momento do ato, de aproximadamente 32 minutos. Além disso, não há autenticação eletrônica nos próprios documentos apresentados nos caixas, não há dispositivo de privacidade entre os caixas de atendimento físico e entre dois caixas eletrônicos e não era informado aos consumidores sobre o não recebimento de determinadas contas de consumo.

Não foram encontradas irregularidades no Posto Marclau (Rodovia Br, 101 Km 319, Neves, São Gonçalo).
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil