Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Greve: PROCON-RJ orienta os consumidores

19.09.2012 - 18:16
GREVE-~2_1348162315.36.JPG

Greve: PROCON-RJ orienta os consumidores 19/09/2012 - 18:16

As empresas que enviam cobrança pelo correio são obrigadas a oferecer outras formas de pagamento que seja viável ao consumidor, como internet, fax, sede da empresa, depósito bancário, entre outras. Os consumidores devem ficar atentos às datas de vencimento. Se o consumidor tiver contratado o serviço de entrega de encomenda pelos correios, pode pedir ressarcimento ou abatimento do valor pago pelo serviço.

Fique atendo com relação aos serviços bancários, porque os bancos também oferecem recursos aos clientes para pagamentos de contas nos caixas eletrônicos e, movimentação de contas pela internet.

O atraso de faturas e encomendas é um risco que pode ocorrer, e a greve não isenta o consumidor de pagar suas contas. Portanto, a busca por meios alternativos, como a internet, ou pedir junto a empresa credora que a segunda via seja remetida por email, deve ser feita com a máxima antecedência, evitando a cobrança de eventuais encargos, negativação do nome nos órgãos de proteção ao crédito ou mesmo o cancelamento de serviços.

O consumidor pode procurar ajuda do PROCON-RJ através do telefone 151 (das 07h00 às 19h00 de 2ª a 6ª-feira) ou em um de nossos postos de atendimento. Veja os endereços aqui no site.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil