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CONSUMIDOR / recall

Recall: Ford Fusion

17.06.2019 - 10:41

PROCESSO Nº08000.021235/2019-65

A Ford Motor Company Brasil Ltda abriu campanha de chamamento para os modelos Fusion 2013 chassis DR100258 a DR313750, Fusion 2014 chassis ER151895 a ER 369909 e Fusion 2016 chassis GR 204382 a GR 405419, em razão da deterioração da bucha do cabo seletor de marchas da transmissão automática,impossibilitando que o cabo seletor mova a transmissão para a correta posição das marchas.

De acordo com as informações prestadas pelaFord Motor Company Brasil Ltda.,a Campanha de Chamamento, com início em 31 de maio de 2019, dos veículosFordmodelos Fusion 2013 chassis DR100258 a DR313750, Fusion 2014 chassis ER151895 a ER 369909 e Fusion 2016 chassis GR 204382 a GR 405419, terá divulgação em todo o território nacional, por rádio, televisão e jornal impresso.

Em relação ao defeito que envolve os veículos em questão,aFordinforma que "na hipótese de deterioração da bucha do cabo seletor de marchas da transmissão automática, caso o motorista mova a alavanca do câmbio para a posição "estacionamento" ("P") e saia do veículo sem acionar o freio de estacionamento, o veículo pode não se encontrar travado na posição "estacionamento" e se mover involuntariamente, sem nenhum alerta sonoro ou no painel".

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarou que, caso a situação descrita acima ocorra, existe "risco de acidentes com possíveis danos físicos aos ocupantes do veículo e terceiros".

Quanto à data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, a fabricante informou que o problema em questão foi descoberto por sua matriz nos Estados Unidos após investigação interna, mas sem especificar suas datas de início e fim. Informa ainda que após a detecção desse problema informou as autoridade daquele país e na sequência tomou as providências para a realização do chamamento também no Brasil.

Ainda segundo a montadora, o defeito ocorreu nos veículos fabricados entre 11/05/2012 e 04/04/2016 na sua fábrica na cidade de Hermosillo, no Estado de Sonora, México, dos quais 4.660 foram exportados para o Brasil.

Descreveu, ainda, pormenorizadamente, o plano de mídia, anexando o modelo de comunicado a ser veiculado nos meios de comunicação e os custos da realização da Campanha.

A empresa informou não haver históricoda ocorrência de acidentes relacionados ao defeito em tela em território brasileiro.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
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