Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: Volkswagen T-Cross

19.06.2019 - 14:50

PROCESSO Nº08000.021584/2019-87

A Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda abriu Campanha de Chamamento para os automóveis modeloT-Cross, ano-modelo 2020 chassi 9BWBJ6NF6L4001540 fabricado dia 21/03/2019, em razão de falha na fabricação de tanque de combustível, tendo em vista quedurante o processo de produção do tanque de combustível houve uma falha no processo de conformação plástica localizada no ponto de solda de fixação do componente.

De acordo com as informações prestadas pelaVolkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda.,apenas um veículo foi importado pela fabricante, com chassi9BWBJ6NF6L4001540, fabricado dia 21/03/2019, localizado no estado de Rio Grande do Sul.

Em relação ao defeito que envolve os veículoem questão,aVolkswagen do Brasilinforma que "em razão de uma falha na fabricação do tanque de combustível, durante o processo de produção do tanque de combustível, houve uma falha no processo de conformação plástica localizada no ponto de solda de fixação do componente".

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarou que, caso a situação descrita acima ocorra, existe "há risco de incêndio com danos físicos e materiaisaos ocupantes e a terceiros".

Quanto à data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, a fabricante informou que o modo de detecção do defeito foi através do sistema de liberação de veículos durante a checagem final na linha de produção, e que tal defeito foi constatado no dia 11 de março de 2019, tendo iniciado o processo de chamamento do recall do dia 03 de junho do mesmo ano.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil